quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

QUANDO OS CACHORRINHOS BRINCAM

       Ao olhar para uma arvore, o que vê enquanto olha ?  Se olhar com a cabeça, com aquilo que sabe, com seu pensamnto, voce verá apenas um objeto, uma forma como qualquer outra coisa.
Não conseguirá ouvir o silencio que ela emite, nem seu estado sereno, sua beleza tranquila, sua presença  magestosa.  Ela não busca nada, não almeja, não sonha. E é exatamente por não querer ser especial, que se torna tão especial.
Mas para perceber seu silencio e sua beleza, tem de acontecer esse estado de presença, tem de haver alguem que percebe a partir de um outro centro que não seja a falação da cabeça.
Aquilo que percebe da arvore enquanto não houver movimento mental, voce irá tambem se transformar naquilo.
Se consegue captar seu silencio, voce irá tambem se silenciar aos poucos.

                  O ruido do mundo, o caos que te rodeia, a confusão, não é em nada diferente
do barulho interno provocado pelo movimento desordenado e confuso da mente que pensa, que deseja, que critica, julga, avalia.
E é exatamente esse movimento que nos desconecta de tudo, mas principalmente desse em nós que produz a presença, a atenção. Aquele que ouve e vê sem o ruido da mente.

             Não temos como interferir na loucura do mundo, contudo, apesar disso, podemos produzir paz, serenidade, silencio, bem estar atraves dessa atitude de perceber, estando atento. A atenção é o grande divisor de aguas. Vigiai, nos disse nosso amigo.

            Já esteve realmente atento à alegria de dois cachorrinhos brincando ? Conseguiu estar aí, apenas aí, com a mente vazia, sem ideias, sem futuro, sem compromissos ?
Se conseguiu SE SENTIR, terá percebido que existe bem mais, muito mais que uma agenda, contas, chegadas e partidas. E se dará conta  tambem  que é bem mais que isso que sabe que é.

       A atenção nos transforma aos poucos, nos mostrando aspectos da vida e da gente
que até então não haviamos nos dado conta. É como colocar uma lente num olho miope,
numa visão borrada.
A algazarra dos dois bichinhos é um espetaculo unico. Mas tem de haver alguem que veja, não apenas a forma, o movimento, mas que sinta a energia, que sinta dentro de si a alegria colocada no ar, o meio "contaminado" por uma vibração envolvente. Se houver pensamente, irá captar apenas o que  o olho for capaz de ver, e não conseguirá ter acesso o que a forma está produzindo. Se olhar com a mente, não fará parte desse momento, não será possuido pela magia e o encanto da brincadeira dos dois bichinhos.
Não irá SE SENTIR, apenas os olhos vendo.

        Cada momento é um espetaculo em si mesmo. Mas voce  poderá estar distraido,  pensando em tanta coisa, tantas preocupações, distante, ausente. Deus está passando, te convidando para o grande espetaculo, mas está ocupado demais, tanta coisa para fazer.
Olhe, preste atenção, se acomode na poltrona que o espetaculo já começou.
Viu a moça sorridente falando ao celular ? O que estará ouvindo para estar tão alegre ?
Há uma criança chorando. Porque estará chorando ?
O velhinho caminhando lento, apoiado na sua bengala, levemente inclinado, entortado
talvez pelos embates da vida, olhar serio, tristeza saudosa. O que estará pensando ?
Há enfim tantos cenarios, tantas coisas para ver. Apenas perceba, não importando ao que seja. Essa atenção irá aos poucos dar um novo significado, uma nova visão, uma nova configuração mesmo ao velho de todos os dias.

     Já sentou sob as estrelas para ouvir a canção dos grilos ?
Já dançou I HAVE A DREAM  num momento que não é de dança, simplesmente porque teve vontade de dançar ?
                                                               A alegria é a forma mais genuina de oração.
Deus só se deixa reconhecer atraves da alegria, porque Deus é isso, alegria suprema, definitivamente.
Onde está enquanto os  cachorrinhos estão brincando, se mordendo, correndo um atras do outro, emitindo sons assim como os anjos cantam ?
Consegue perceber o sagrado se manifestando na alegria inocente, descompromissada
enquanto brincam ?
O encantamento. A magia. A felicidade.

       O momento cria a magia, mas para se dar conta dela tem de estar presente. Apenas atento. Vigilante. Conexão. A ponte que me leva para esse momento é a ATENÇÃO.
E a atenção é um estado interno onde não há pensamentos, ideias, julgamentos.

         É simples assim. Consegue não pensar ? Presta atenção !  
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário