quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PARA ABRIR A PORTA


                                   Não há forma mais elevada de prece que o estado de atenção. E não seria a atenção apenas outro nome dado à oração ?
                    
        Deus é apenas uma palavra, mas será pela atenção que se compreenderá o seu significado. A palavra comunica e a atenção faz contato. Contudo a palavra tambem pode levar à atenção. Assim como ouvir os pardais, ou ver o velhinho sentado no banco da praça, ao final da tarde,com olhar saudoso.
              
                        Não são muitos os caminhos
que levam a Deus ?  Em qual condução irá embarcar para sua proxima viagem ?  Saia de casa e embarque na proxima estação. A viagem é fantastica e o destino é divino.

              O estado de consciencia mais importante é dado pelo estado de alerta, pois sem ele, nada será possivel. Suas buscas serão em vão, e as perguntas, sem resposta.

                   Trancado em casa  com queixumes e lamentos, é igual ao prisioneiro que clama por liberdade, não percebendo que as chaves estão em suas mãos.
Porque o prato está vazio se a mesa é farta ?

             Os portões não estão  trancados, e a bem da verdade, nem portões existem. Porque a pessoa se sente aprisionado, tendo tornado a vida tão pequena e miseravel ? Porque falta tanta coisa na vida de tanta gente ? Qual a causa de tanto sofrimento, de tanta loucura ? O mundo clama por soluções que não chegam. Tanta dor sem analgesia. Tanto desespero sem esperança.

                 Os alquimistas e sabios de todos os tempos e latitudes, já nos tem informado
que o de fora é apenas o nosso fantasma interno, travestido em dura ralidade.
A tristeza do mundo é a tristeza da alma sequestrada.
Quando a agua não alcança a superficie, aí a desolação, o desespero, a agonia.

           A vida nesse nosso belo planetão ficou tão desbotada, tão descolorida, que já não sabemos para onde olhar, para onde ir em busca de solução.

                      Já olhou alguma vez nos olhos de quem a vida deu as costas ( ou terá sido ele que deu as costas, sem ao menos ter-se dado conta disso ) ? Não é a imagem de homem jogado ao mar ? Percebe que não há mais aí um olhar que olha, mas um buraco negro olhando para o nada ?
               É como o grito de terror que não faz barulho, que ficou entalado na garganta e ninguem escuta. Ninguem ouve nada, simplesmente porque  o grito gritou para dentro , ecoou na alma e no mais profundo dos infernos.
                    O grito que sai, ainda tem esperança, mas o que grita para dentro, é o mensageiro do fim.
                                    Acha que estou sendo catastrofico, um cavaleiro do apocalipse?
Não lê os periodicos de todos os dias e nem assiste aos telejornais de todas as noites ?
E sou eu que sou macabro ! Então tá...

                  A verdade é que algo saiu do plano diretor, do script original. Isso que estamos vendo e ouvindo não precisaria ser a expressão da realidade. As chaves não estão escondidas, a mesa sempre foi farta. Porque então a asfixia e a carencia ?

            Não parece tudo uma estranha charada, um Koan misterioso cuja resposta, de tão proxima e evidente, se torna curiosamente imperceptivel ?

                 O mapa de há muito já nos foi mostrado e as respostas não são segredo.
Muitos vieram e falaram. Falaram de todas as formas e em todas as linguas. E, de um jeito ou de outro, a mensagem e o traçado do mapa não deixam duvida. Sempre apontam para o mesmo ponto.

                           A superficie da porta é grande, mas é pequeno o buraquinho da fechadura. Para se abrir a porta, há que encontrar a fechadura, e o curioso é que, até para isso....... precisa de atenção.

               E , as portas do mundo, tanto internas quanto externas, todas se abrem
do mesmo modo !
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário