terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A GARGALHADA DO AMIGO GHI BELIQUE

       Se ajoelhou, é porque há culpa. Se tiver certeza que dois mais dois são quatro, não sentirá necessidade de dar provas.
Se tiver que provar algo, é porque há duvida. A necessidade de convencer , é apenas uma forma de auto-convencimento.
             A unilateralidade busca sempre seu polo oposto como mecanismo de compensação. É a maxima que confirma a pratica : o equilibrio está sempre no meio. Um pouco mais para direira, ou um pouco mais para a esquerda e voce não se manterá em equilibrio na corda bamba.
Desequilibrio é isso : perder o centro, ou então buscar o equilibrio fora do centro, numa das polaridades. O que é impossivel.
O moralista, o certinho, o rigido nos seus conceitos, tenta encontrar a ordem, tenta se manter na corda caindo para um dos lados. E por não ser um movimento natural, lançará mão de mecanismos restritivos, compulsorios, tentando defender um ponto de vista, que  nada mais é que o reflexo do seu desequilibrio interno.
A bergamotinha cresce e desenvolve, sem o uso da força. Não sente necessidade da aprovação, nem busca apoio para a sua causa  ( sempre tive  muito cuidado com os  certinhos, dos que não pecam, os puros, sem vicio algum, parecendo com uma aureola sobre suas cabeças de pessoas perfeitas e quase angelicais  -  do que será que estão fugindo ? )
                                   A vida não é uma fila indiana, todos marchando num mesmo passo, obedecendo a um comando bestializante de um-dois, um-dois, cabeça para o alto
e peito para frente. Se houvesse inteligencia a cabeça seria usada para outros fins.

                 Ao reprimir qualquer aspecto  da vida, apenas estamos dando mais poder para esse aspecto. Reprimir sempre gera mais desequilibrio. Quanto maior for a luta contra uma polaridade, não será a luta que irá acabar com aquilo.
Quanto maior o investimento em segurança, mais insegura se tornará a sociedade. A busca pela segurança, é determinada pelo medo. Mais repressão, mais violencia.
Não haverá saude combatendo a doença. A doença é o efeito de um desequilibrio que é
anterior à doença. Quanto mais potente o arsenal contra os micro-organismos, maior se torna o seu poder destruidor ( dos micro-organismos ).
Não é combatendo o efeito que acharemos a solução para os nossos impasses. O efeito não é a causa.
A violencia é o efeito colateral do mau gerenciamento de uma sociedade. As drogas não são a causa, assim como os virus não são o problema. A saude da pessoa ou de uma sociedade não será alcançada combatendo a doença ou eliminando as drogas.
A desordem social não pode ser diferente do caos espiritual. O que se vê na tela, não pode ser diferente do conteudo do filme. O de fora apenas expressa o de dentro.

             O crime não exige inteligencia. Meu amigo Ghi Belique , um gozador espirituoso, que aprendeu na rua e na dificuldade da vida os verdadeiros ensinamentos,
então me questionou : voce conhece politico inteligente ? Me deu um tapinha nas costas
e com uma gargalhada ruidosa, como quem ouve uma boa piada, foi seguindo seu caminho.
A autoridade busca a solução olhando para o problema, para o efeito, para o espelho, para a tela. A moderna medicina tenta esterilizar o mundo para acabar com a doença
Eliminando o polo negativo, não iremos criar mais luz, ou uma luz mais perfeita. Ou será ?
Sempre gostei da gargalhada sonora do meu amigo Ghi Belique. Que seria do mundo sem o som maravilhoso das gargalhadas do meu amigo ?
  Pelo buraco da agulha, não passará um fio mais grosso que o tamanho do buraco. É sempre simples assim. E a bergamotinha já sabe disso há muito tempo.
Unilateralidade. Buscar a solução atraves de medidas barulhentas ao inves da inteligencia. Tentar se manter à direita ou à esquerda, é o reflexo da não compreensão do mecanismo gerador daquilo.
A unilateralidade sempre gera mais daquilo que tento combater.
Enquanto a cor da minha bandeira for mais interessante que a cor da bandeira do outro,
a violencia,a guerra entre grupos, partidos, seitas, organizações e paises, não poderá
ter fim.
Qual dos dois polos tem de ser eliminado para que haja mais luz ? Será ,por ventura o
polo positivo mais interessante que o polo negativo ?

     Na ausenia da inteligencia, que se faça a guerra.
     Na ausencia do bom senso, que haja a violencia.
     Não que se quiera isso, mas será isso que se terá.

     Voce já ouviu a gargalhada gostosa do amigo Ghi Belique ? Se já ouviu, não te deu tambem vontade de gargalhar até cair no chão ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário