segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O TEMPO PASSA MAS ESSE MOMENTO NÃO PASSARÁ

Os cenarios mudam continuamente mas o palco é o mesmo.
Nada pode acontecer fora desse momento, desse palco. Os eventos se sucedem um após o outro e é isso que nos dá a sensação do tempo. Afinal os fatos não podem acontecer simultaneamente. Precisam de um espaço entre eles, e esse espaço cria o tempo. Mas o tempo tambem cria o espaço, que é o tempo que levo para ir daqui até lá . O que significa isso ? Que tempo e espaço , na verdade são a mesma entidade, coexistem entre si, são interdependentes.

Então o tempo cria o espaço. Se não houver tempo não haverá espaço. O agora é esse tempo. O aqui é esse espaço.

Quando o ponto se movimenta, criando uma linha, teremos a distancia. O espaço percorrido pelo ponto em movimento. E para isso há necessidade de tempo, o tempo gasto pelo ponto em movimento criando espaço. É simples assim apesar de parecer meio doido.

O palco não se inquieta frente aos eventos aí representados, e é pelo palco ficar imovel que os dramas podem
ser representados, criando tempo dentro da historia.

O fluxo dos fatos é possivel porque algo permanece imovel, sempre aí, nessa realidade onde não há tempo nem espaço.
Se prestar profunda atenção, verá que isso que chamamos tempo, é na verdade uma ilusão criada pela mente ao nos atermos à sucessão dos fatos que se sucedem sem parar ,
ininterruptamente. Dois fatos. Um espaço entre eles. E como não podem acontecer simultaneamente, cria-se o tempo. Mas isso só é possivel nesse momento, e esse momento não passa porque não é constituido pelo tempo, não existe no tempo pois é atemporal. Se esse momento fosse constituido de tempo, nada nesse mundo poderia ser representado dentro de um contexto de espaço-tempo. Fatos, acontecimentos, situações, eventos. As coisas que passam só são possiveis de se tornarem realidade, porque existe algo de fundo que não passa, que está sempre aí e não é tocada pelo tempo.

As coisas passam uma depois da outra, depois. E nos apegamos ao depois porque nos apegamos aos fatos. Se agora não nos sentimos bem, a mente usará seu velho truque, a velha pegadinha ao nos informar que depois será melhor. E não nos sentimos bem porque nos tornamos o movimento e não aquilo que produz o movimento. O eixo permanece imovel, e é por isso que a roda gira. O centro que não se move, cria as condições
para o movimento, para os cenarios, para os fatos, para tudo o que acontece.
E porque nos inquietamos com as coisas de todos os dias ? Porque nos identificamos com elas. Temos medo.
Podemos ser destruidos por tantas coisas, pelas coisas que passam.
Se nos apegamos aos cenarios, ficamos envolvidos e dominados pelo que representam. Ficamos impressionados. Ficamos confusos, afinal podemos ser atingidos e aniquilados.
Nos identificando com as coisas que passam, ficamos envolvidos pela realidade tempo-espaço, ilusão criada pelo movimento da mente. É o pensamento que cria a ilusão, pois é o pensamento que cria o tempo, portanto o espaço. Se permanecer nesse momento, presente a esse instante, não haverá pensamento, não haverá inquietação, temores, necessidade disso ou aquilo para estar bem. Estando aqui, estará bem, independente o que esse momento possa trazer, pois isso tambem passará, mas esse momento continuará aí.
Se permanecermos como meros observadores enquanto o tempo passa, não iremos nos inquietar
com os eventos que estão passando.
A periferia continua seu giro, mas o eixo central permanece imovel. Saindo da periferia, da confusão criada pela mente e se deslocando para a quietude desse momento, que não passa, não haverá mais temores ou preocupações seja lá com que for. Só poderemos ser atingidos se estivermos na periferia, onde nos identificamos com as coisas que passam.

Os cenarios podem enfim mudar constantemente, o palco entretanto permanecerá sempre o mesmo. E fará toda diferença do mundo se me identifico com os cenarios ou com o palco. Se me impressiono com os fatos ou se estiver centrado nesse momento, nesse aqui, nesse agora.

O tempo passa, mas esse momento não passará. O tempo passa por ele.
As aguas correm mas o rio não passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário