domingo, 7 de outubro de 2012

AS ARMADILHAS DAS ILUSÕES DE GRANDEZA


             Buscar a importancia de si atraves das conquistas externas, as tentações do poder, a ostentação do prestigio, a influencia, são 
apenas armadilhas onde as nossas fraquezas são testadas.

          Aceitar ou rejeitar os atrativos da grandeza, o tornar-se
especial, notavel, é, sem duvida, o grande tema que cada ser humano tem de considerar.

     Evitar tais armadilhas ou tornar-se prisioneiro delas, é o problema pessoal e individual de cada um de nós.

        Sucumbir à idolatria por tornar-se interessante, e às promessas do poder, é o caminho mais seguro para o aniquilamento.

          O grande desafio para todos, é pegar apenas o que for
necessario. E saber o que é necessario torna-se a virtude mais notavel dos que buscam a realização interna e não apenas os aplausos do mundo.

      Não há realização  mais significativa que contentar-se apenas
com o necessario. Carregar pesos para além da conta, torna a bagagem inutil, gerando preocupações e desgastes inconvenientes.

      Sem essa compreensão converte-se a pessoa em presa facil das
armadilhas da ambição e grandiloquencia, cujas sequelas, sem
duvida, são desoladoras. O preço a ser pago está alem da 
capacidade humana para dar conta do calvario que se segue.   

       A oferta é vistosa e tentadora. Os atrativos são sedutores. A verdade, no entanto, está disfarçada, a armadilha não está à vista, pois se encontra dissimulada com artificios. A cilada tem seus objetivos, não fosse assim, não haveria necessidade de disfarces e tantos truques.

             A busca pelo poder e a importancia de si está repleta de armadilhas. E sucumbir a elas é o efeito da promessa de transformar-se em alguem vistoso e especial. Alcançar visibilidade. No entanto,qualquer coisa oferecida traz sempre embutida uma divida, que, a seu devido tempo, será reclamada.

                   Buscar o poder para engrandecer-se e não pela sabedoria de viver cada vez melhor, é a rota mais curta e precisa para a desdita e a amargura. O poder que vem do conhecimento de 
saber a cada momento a melhor forma de viver, cada vez melhor, é
essa a verdadeira expressão do legitimo poder.

          Esse poder realça a vida da pessoa, orientando suas ações no sentido de colocar-se com sabedoria, ao mesmo tempo aumentando seus conhecimentos. O poder que é capaz de transportar o homem
além das suas proprias limitações.

         A sensação de tornar-se influente, com prestigio, em destaque, é algo que envolve, seduz, algo que atrai como uma mulher.  Sua conquista devolve ao homem um sentimento de bem
estar. Sente-se poderoso e importante.

      O poder é isso. E quem o conhece, fica com gosto de querer
cada vez mais. Mas quem se deslumbra com seus artificios de sedução e encantamento, se verá envolvido na loucura do delirio
de uma paixão desenfreada e sem limites. 

        O poder dá força. E quando essa força não for mobilizada  no sentido de produzir um movimento interno de evolução e consciencia, esse poder será lamentavel tanto a nivel pessoal quanto para o meio circundante. 

         Realizar façanhas e feitos singulares, atrai os holofotes da
admiração, do respeito e importancia. Receberá a ovação das galerias, dos que gritam olé. Torna a pessoa especial, e pior,  ela  dá credito de valor ao vozerio da exaltação.
Essa magia e deslumbramento, a seu tempo, se mostrarão falsos, sem densidade, significado ou serventia. 

                 O caminho é arduo e penoso. Não existem facilitações nem atalhos, mas saber que é possivel, dá à pessoa um raro senso de entrega e resolução. É o caminho que leva ao verdadeiro
poder, eficiencia, força e virtude. Dominio de si proprio que encaminha para uma consciencia clara e com equilibrio.

          Para ir alem dos niveis da consciencia normal, o comprometimento é profundo, a pessoa encontra-se desperta, disposta, apesar dos medos, pois o compromisso é de vulto.

       Terrivel é pensar num homem sem o conhecimento, sem a perspectiva real dos fatos. Em quê irá apegar-se ? Será presa facil
das promessas tentadoras de privilegios tendenciosos. Buscará satisfação atraves da vaidade ou dos atrativos do ego. Cansa de tanto olhar para si, preocupado com segurança e com suas tralhas.
Não consegue estar alem das suas manobras de realização e de fazer-se cada vez mais atraves do esforço de amontoar sem treguas  nem limites. Achar-se nas coisas, projetando-se atraves delas.

               Poder que escraviza ao inves de libertar das amarras e
limitações internas. Irá buscar até cair cansado, pois não encontrará no mundo aquilo que não for capaz de encontrar dentro de si proprio. O mundo é feito de coisas, mas não serão elas que irão sacia-lo da sua necessidade de paz e encontro consigo mesmo.

      O poder e a satisfação que não fortificam o coração,
tornam a pessoa obsessiva e dominadora. Quem se deixa corromper pelas brilhos e penduricalhos do mundo, torna-se fraco
atraves do poder que adquire. Perde a sobriedade e a temperança.
Vende a alma e tudo o mais para o diabo.
  
            A pessoa não pode ignorar as razões pelas quais se envolve. O que busca, quais suas intenções, seus propositos. Está aí pela vaidade, pela luz que projeta atraves das conquistas ? Ou seu passo se orienta pelo auto-conhecimento para sentir-se naturalmente feliz e realizado ?

             Nem todos os assentos são bons lugares para se acomodar ou estar. Há aquele que é unico, onde a pessoa estará na melhor forma e na melhor postura.
O ponto da felicidade, da paz e da modestia. E cada qual terá de encontrá-lo por si proprio.
                    Para tanto, terá de ser inflexivel e austero nos seus propositos. Sem a sobriedade do dominio de si proprio, não sucumbindo às influencias das promessas facilitadoras, ou a visibilidade das falsas aparencia, não é esse o caminho que conduz, afinal, ao verdadeiro poder ? Poder emanado da sua sabedoria, o reflexo das conquistas do mundo interior.

           Quem não consegue sentir-se importante pelo que é, irá buscar essa importancia  atraves do prestigio ou da quantidade.
Arapuca armada para pegar ratão desavisado.

         O poder reside no tipo de sabedoria que a gente tem. O saber
que não visa  viver melhor, não é o saber que leva ao verdadeiro poder.
                    Quando se está atrelado a alguem ou qualquer contexto externa, perde-se a liberdade e a tomada de posições por si proprio. A pessoa fica refem das suas resoluções inadequadas, promissorias assinadas em branco confiadas à quimera das falsas ilusões.

                         Apegar-se a facilitações ou convites tentadores de
qualquer forma, é a indicação do total desconhecimento do perigo sempre embutido em tais movimentos.  A cilada está sempre
armada.
                  Se não sucumbir às tentações, estará livre para seguir seu caminho com serenidade, sem decepções ou sofrimento.

            Confiar nas promessas de vangloriedade leva à consequencias que ninguem está a fim de pagar. O unico modo de crescer, é fazer o que tem de ser feito, investir em si mesmo, confrontar suas fraquezas e limitações, sem os atalhos das tramoias ou ofertas sedutoras. Há que ter fibra, têmpera, carater,  um profundo envolvimento, compromisso consigo proprio, com a autenticidade da busca e lisura de propositos.

               Somos todos presas faceis de favorecimentos e ganhos
extras. É o fascinio que nos torna vulneraveis. Nos sentimos apequenados, desimportantes, indefesos, carentes, assim sucumbimos facilmente ao canto das sereias das promessas de poder, não se dando conta que aquilo que deslumbra hoje, será o que inferniza logo ali adiante.

               Sem disciplina, diligencia e aplicação vigilante, o perigo de tocaia nos fará presas faceis. Indefesos e ingenuos mordemos a isca
como peixe faminto.

              A paixão dos que buscam a grandeza, o prestigio e a influencia, cedem passivamente e com credulidade quase infantil, como um idiota, ao seu aceno chamativo.

            Acham-se superiores, notaveis e espertalhões, não dando-se
conta que se encontram aprisionados na armadilha das promessas astuciosas das ilusões de grandeza.

                Cada um representa a sua paixão a seu modo.

             O verdadeiro poder se acompanha sempre de sabedoria e
integridade.
     
 












              





Nenhum comentário:

Postar um comentário