sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A ESPERANÇA FRAGILIZA


                  Delegar ao futuro uma vida de bem estar,  paz, plenitude ou segurança, debilita o ser humano.

          A esperança fragiliza ( surpreso ? ).  As expectativas futuras carregam a solução para todos os impasses de uma vida sem significado e conteudo. Uma vida sem graça, sem sentido, sem tempero.
                   Desse  modo, o futuro se torna uma possibilidade magica, uma ilusão paranoica, que nos libertará  de todos os conflitos e inquietações do dia a dia, de todos os dias,  para os quais não vislumbramos alternativas de solução. Seremos lá, então,  livres e felizes para desfrutarmos a plenitude de uma vida tão sonhada e aguardada com tanto interesse.  Ultimo refugio quando a vida perdeu o encanto e a capacidade de nos maravilharmos. Antes que nada, ao menos a esperança !

           Na espera existe investimento de energia. A pessoa desloca-se energeticamente para o futuro, abdicando desse momento, o que, por sua vez, o tornará, mais arido, enfadonho e sem perspectiva. Buscará, desse modo, nas visões futuristas, a solução para os seus embaraços, dificuldades e desencantos.
Dentro dessa visão, o mal de agora poderá, por fim, ser recompensado ... depois ... quando o depois chegar !

       A esperança fragiliza em consequencia dessa dissipação de vigor e alento. Projetado para o futuro, esvaziamos esse momento de qualquer qualificação e legitimidade. Vale apenas pela sua possibilidade de nos fazer sonhar. Ponte para as ilusões de
 um tempo de utopia..

               Por essa razão, a espera nos torna dependentes. Vira droga, e como tal, nos torna viciados em esperança. A gente sofre, e no mais das vezes, não sobra mais que a esperança.

             Abdicamos do poder desse momento, identificando-nos
com uma imagem futura,  um tempo onde a satisfação será por fim
resgatada, pois os objetivos terão sido, finalmente, realizados.

         Nesse contexto, a pessoa estará em constante estado de inquietação, de encolhimento tornando-se retraida,  levando a uma situação de contração, tanto a nivel corporal, quanto psiquica. Esse estado de contração energetica gera as condições ideais para a instalação de toda forma de enfermidade e desequilibrios.  

         A esperança adoece porque fragiliza o individuo ( não é confortavel ouvir isso, contudo...  ). Vivemos num universo que é determinado, em ultima analise, por energia. Tudo é energia. Materia não passa de energia condensada.  E, para criar a forma, a energia torna-se indispensavel, materia prima da criação.  Einstein provou matematicamente o que já era  consenso dos sabios da antiquidade. O povo futurista, no entanto,  desconhece o principio da lei. Aposta na quimera sua percepção de felicidade.

                              A falta de energia é o que determina a dificuldade de concretizar, realizar, gerando, dessa forma, uma realidade carente, confusa e sem sentido. 
Doença, sofrimento, privação, tristeza, angustia, são apenas outras
formas de  conceituar niveis minguados de energia. 

             O momento presente que não ambiciona, é completo em si mesmo. Ele se basta,  É auto-suficiente. Traz EM SI MESMO a energia para estar bem. Há satisfação. E satisfação motiva,  leva à realização pessoal.
Está bem. Se sente bem, por isso faz bem feito. E quem faz bem feito, tem sucesso naquilo que faz. Está pelo prazer, pela curtição. 
O gostoso é estar aí, sem esperar nada, sem objetivos, interessado apenas na sua satisfação interna, na alegria que sente por estar se dando por inteiro, se experimentando, se realizando.

     Isso não significa que não haja empenho, determinação, boa vontade e um profundo envolvimento. Está focado, mas o foco
está naquilo que está aí, compromissado com esse momento.
Se o foco estiver centrado nos resultado, não haverá empolgação,
o entusiasmo terá sido confiscado pela ansiedade do amanhã.

          É a alegria a suprema fonte de realização, porque gera energia em abundancia. E a energia tomará forma, criando possibilidades sem fim.

          Para tanto, torna-se necessario escolher a alternativa adequada e, de imediato, identificar-se totalmente com ela. Comprometimento ( gosto desse termo ). Sem comprometer-se, não há verdadeiro envolvimento.

      Pactuou com o futuro, com suas falsas promessas, esperando viver bem depois, quando... quando.... quando ? Ou fez a escolha por tudo que está aí, estando consigo e com tudo  que esse momento oferece ?

          Existem duas naturezas de pessoas. As que esperam estar bem depois, e as que encontram satisfação naquilo que estão fazendo agora, não tendo que projetar-se no futuro para, somente então, sentirem-se realizadas. O poder está em suas mãos, o poder de fazer escolhas,  decidindo-se por esse momento. 

           E isso é SUFICIENTE. Nada mais se torna necessario. Sem perspectivas de alcançar qualquer objetivo futuro, sem esperar nada, mas com o olhar fixo naquilo que está aí. Integrado na totalidade desse instante. Presença plena, honrando cada aspecto de qualquer movimento, alerta, atento e cauteloso.
         
                    Com essa concepção tudo acaba fluindo com naturalidade, sem esforço, como se fosse mandinga. A mandinga que acerta as coisas. Tudo se facilita, sem chateações, entraves ou dificuldades. O tico-tico me falou que é assim que as coisas que dão certo funcionam. E nunca vi nenhum deles que apresentasse
depreção ou estivesse triste. Existe tico-tico preocupado ?

                      Os caminhos se abrem em função de uma mudança interna, uma mudança de percepção, o que determina um acrescimo
continuo e constante no fluxo da energia.

                 Sem pressa, sem se obrigar a nada, nem centrado em resultados.  A satisfação não está pelo que possa vir, mas pela curtição do que está aí. Sintonizado consigo mesmo enquanto faz o que está fazendo. Está solto, dentro do seu movimento, no seu pique e não comprometido com beneficios ou vantagens.
É por isso que as coisas vem de um jeito facil, como quem está acima de todas as complicação da vida. Virado para a lua ?

             Não é isso que recebe o nome de sorte ? A sorte acontece quando está envolvido com esse momento, quando o assumiu INTERNAMENTE, quando fez a escolha de estar aí, sem se empurrar para objetivos futuros. Sem se forçar para nada. Escolheu estar bem AGORA. Apenas isso; o que acaba se transforma em aposta,  atitude, uma opção. E como tal, identifica-se com ela, esquecendo resultados, ganhos ou seja lá o que for que o futuro possa trazer.

      O futuro não existe para quem vive apenas esse momento. 
As coisas não vem pela força da esperança, mas pela opção de não esperar. Os sonhos existem quando se perdeu o encanto de estar
aqui, a empolgação, a magia que cada momento traz. Se estiver atento, perceberá que este momento é magico.
Qual o objetivo dos sonhos se está bem agora ?

              A felicidade procurada nos escapa sempre. Crescemos
quando finalmente abrimos mão da esperança de um dia sermos
felizes. A alegria que não for capaz de viver nesse instante, não será
possivel de ser vivida em outra circunstancia.
Dar continencia à vida é uma caracteristica daquele que assume
cada momento.

           É por não esperar, que ganha sempre. O mito de Dom Juan o confirma plenamente. O futuro não é outra coisa que a projeção desse momento para dentro do tempo. É por isso que o futuro é sempre  agora. Caso transforme o agora em futuro, perderá ambos.
E isso recebe o nome de sofrimento.

                                Esse momento não necessita de futuro para estar bem. É completo por si mesmo. O que é poderoso dispensa ostentação de grandeza. Todo o poder do universo está concentrado nesse momento. Porque procurá-lo em outra instancia ?

           Quem decide  refugiar-se em outros contextos daquilo que está aí, barganhando com passado ou futuro, em busca de consolo para o vazio da vida, estará abdicando do seu poder.  Criará um universo que irá refletir essas escolhas. Dor e sofrimento são sempre consequencia dessas escolhas inadequadas. 

                            SÓ É POSSIVEL ESTAR BEM AGORA.  Não existe outro tempo ou circunstancia para mais. Tudo o que há, é agora,  que contem todas as possibilidades  para  realizar, se encantar,  emocionar e criar.

              Esse momento pode não ter nada de especial para relatar,
afinal está apenas fazendo o seu trabalho de todos os dias,mas não
 é por isso que deixa de emocionar. Comove por sua singeleza, pelo seu silencio, por sua sutileza. Por estar presente. E é pela nossa presença que ele se torna vivo, poderoso, a fonte inesgotavel de toda  energia. O poder desse momento só pode se manifestar atraves desse estado magico de presença.

       A magia é essa. Ao tornar-se presente saberá que esse momento é apenas uma outra forma de dizer Deus.

         E se Deus pudesse ter um apelido, bem que poderia ser :
 " AGORA, ISTO AQUI ! "  Nome e sobrenome...

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário