sábado, 14 de abril de 2012

O MAPA DO PARAISO

                     Atraimos para nossa vida fatos, acontecimentos, pessoas, coisas SEMPRE
relacionadas com o que SENTIMOS. É como um imã carregado com determinada energia. Dependendo da energia ( sentir-se bem ou mal ) atrairemos o equivalente energetico em forma de materia. O externo é a representação do nosso padrão emocional.
         Portanto, a realidade não é uma construção aleatoria, regida por forças, ou por um movimento independente da pessoa. Somos simultaneamente o maestro e o artista da grande sinfonia da nossa vida. Não é isso maravilhoso ? Não dependermos para estarmos bem, dependermos de pessoas ou situações, da boa vontade dos outros, ou seja lá do que quer que seja. Estamos completamente livres para fazermos as nossas escolhas, pois são elas e somente elas que irão determinar o fluxo da nossa vida. E essas escolhas são feitas ( consciente ou inconscientemente ) atraves do modo como nos sentimos a cada momento.
                                     Está se sentindo mal ? É aqui que começa a coisa. A pessoa tem que ter a consciencia, a percepção de que está se sentindo mal. Pois, normalmente, quando se sente mal, essa sensação está num nivel subliminar, não tendo cosnciencia
plena, clara, nitida do movimento interno. Precisa trazer o sentimento para mais perto de si, olhar para ele, reconhecê-lo e saber que está aí ( estou sentindo raiva, estou
preocupado, o medo não quer me largar ).
                 Essa percepção atenta, tira a atenção da mente. A mente funciona quando está desatento ( "vigiai" ). Algum fato externo produz um pensamento que irá se
converter em sentimento ( o modo como nos sentimos a cada momento ).
          Estando aqui, nesse instante, onde anda sua energia, onde está realmente ?
Esse é o ponto, a verdadeira incognita da equação.
                   Quando não estou presente ao evento desse momento.... pois é ! É essa a condição tecnica para que a mente entre em funcionamento ( pensamento... sentimento). Quando estou ausente, a mente está presente. E sem trazer de volta a
atenção para esse momento, não há como sair do seu estado emocional.
       Se não tivesse permitido à cabeça te levar para fora desse momento, estaria se sentindo bem onde está, o que estivesse fazendo. A mente entra em ação atraves do seu estado de desatenção, de descuidar das coisas  que cada momento traz. Não se deslocar para o antes nem o depois, alerta, vigilante, presente. E isso é uma escolha, uma opção. Uma atitude que depende da vontade ( não irá acontecer sem se dispor a isso ).
                  E no estado de vigilancia, não há mente, não há pensamento nem mau estar , desconforto, desanimo ou incomodo dentro da cabeça. Irá se sentir bem, e será essa sensação de bem estar a moeda de troca para as coisas dessa vida.
     Einstein nos informa que a energia, quando deixa de ser energia, se transforma em materia, em coisas, em realidade. E para cada energia ( sentir ), a sua equivalencia material.
                É simples assim, mas para que se torne facil na execução, assim como tudo que se aprende, é necessario treinar, se envolver se fascinar. Até onde é possivel ir,
quando não há paixão envolvida ?
                  Desse modo, o mais importante no nosso "fazer", é nos mantermos presentes, conectados a esse momento atraves de um estado de atenção calmo e assertivo. Atenção silenciosa. Um estado alerta em que testemunha cada movimento com cuidado e persistencia.
    O que busca desse instante é essa destreza e habilidade cada vez maiores de se tornar cada vez mais integrado, cada vez mais presente (...."e o resto virá naturalmente" ). Se o objetivo do trabalho for o retorno, o lucro, o ganho, terá deixado para tras a importancia maior que esse momento pode lhe trazer. Na pressa, geralmente irá se atrazar, porque há um objetivo mental enquanto está correndo. A pessoa "quer" algo (chegar ao destino o mais rapidamente possivel). E quando se quer algo, cria-se uma força oposta, que irá se opor ao desejo inicial. Cabo de guerra. Ação e reação.
   E quanto maior o desejo, maior a oposição. A pessoa fica refem do desejo, cria ansiedade, portanto, um mau estar. E esse é o problema. Não se sentir bem.
     Desejar, querer é movimento mental. E a emoção subjacente é negativa ( medo, duvida ). A emoção, a seu devido tempo, se transforma em realidade.
                 Fazer não é uma questão de execução. O objetivo principal não está no ganho mas na capacidade cada vez maior de estar presente enquanto executa, enquanto faz. E estar presente produz bem estar, uma sensação interna de plenitude, de realização ( e irá atrair coisas para que continue a sentir do modo como está se sentindo ).
                  E nesse estado de bem estar, não haverá busca nem desejos. Desejamos coisas para nos sentirmos bem após termos alcançado nosso objetivo. Quando
profundamente conectado ao presente, irá se sentir bem, agora, não necessitando de nada para se sentir bem depois. O depois se torna agora. O futuro não é depois.
      Quando se sente bem, nada faltará. Tudo se encaixa perfeitamente.
Livre dos desejos, da pressa, do lucro, nada faltará. Não a inercia dos braços cruzados
esperando que as coisas aconteçam automaticamente. A pessoa está, sim, fazendo as
coisas de todos os dias, mas o que muda é o enfoque, o objetivo primario. Não usará o momento buscando coisas para se sentir bem. Isso significa que não está se sentindo bem agora, e tentará se entir bem, depois, com o ganho advindo desse  momento. Estará usando o momento presente para chegar a um outro momento, onde finalmente se sentirá bem. Esse barco está furado e dará agua, com certeza, pois não existe esse tempo depois para se sentir bem. Ou agora, ou em momento algum.
            Se conseguir se sentir bem por esse momento, pelo que está fazendo, pelo seu
envolvimento, sem estar olhando para os beneficios e vantagens advindas do que estiver fazendo, estará perfeitamente encaixado na lei :  "..... é o resto virá de graça."
        Não querer, não significa não querer ou não fazer nada, mas transformar o trabalho numa tecnica onde irá adquirir a habilidade para se tornar cada vez mais atento, conectado, consciente do conteudo de cada momento, e com isso, disponibilizando as potencialidades inerentes, aquilo que verdaderamente é.
       Quando se coloca a partir de si e desse momento, não estará nos objetivos para alcançar isso ou aquilo, porque o objetivo é agora e isso que está aí.
          Não pode ir para frente olhando para tras, assim como não pode estar nesse momento olhando para frente. Obvio, não te parece ?
     Não espere por um momento especial para se sentir bem, pois nada é mais especial que esse momento. Apareça e faça o seu melhor a partir daquilo que é e não apenas a partir do que sabe.
       Quem não procura, sempre acha. Quem está presente, não necessita de futuro para estar bem, pois está bem agora.
       A mente é uma estrutura polar. Sempre manifesta imadiatamente o seu oposto.
Fora da mente, não há polaridade, é é por isso que não há desejos ou objetivos futuros
para estar bem. Onde não há polaridade, não haverá opostos porque não há pensamentos, nem duvida, medo, incerteza ( não sentir-se mal ).
          Se estiver em busca de um eldorado cujo endereço não seja aqui e agora, troque de mapa, de roteiro, de bussula, pois haverá muito sofrimento e ranger de dentes logo ali adiante.
                   O momento presente não vem embrulhado numa  caixa com um laço colorido. Mesmo assim é um presente..... se conseguir estar presente.
                         Voce sabe onde está enquanto está aqui ?
                   
                  






                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário