domingo, 1 de abril de 2012

" IN THEOS "

                      Faltou um elemento importante naquilo foi falado na ultima postagem. Então vamos nos aprofundar um pouco mais para que a gente tenha condições de pôr em pratica materia dessa relevancia. Afinal estamos olhando para a lei da manifestação, o mecanismo atraves do qual regulamos nossa vida, tanto a nivel material como o universo psiquico.
                                    Os contratempos de todos os dias, os impasses, as adversidades nos negocios, as dificuldades no convivio familiar, as doenças, as incertezas, os debitos, enfim, as questões externas não são outra coisa a não ser a projeção da desordem e confusão do universo interno.
                                                    Como se colocar adequadamente frente aos temas que a vida exige a cada momento, atraves de uma mente confusa, tomada por preocupações, irritabilidade, impaciencia, temores e tensões praticamente em tempo integral ?
      As soluções adequadas teriam que surgir com naturalidade, sem gasto de energia
como a ansiedade permanente com relação ao dia de amanhã. Entretanto, como alcançar esse estado interno de calma e confiança, sem o qual haverá sofrimento e desgaste ?
          Mente confusa, problemas à vista. Os mestres falam e os livros sagrados confirmam que é a alegria, o bom humor, um animo positivo e sereno, as condições para  que a vida flua sem solavancos nem contratempos E todos concordamos com a tese, todos temos ciencia do fato, contudo, como alcançar esse estado, como se faz para vibrar nessa dimensão ? Ter o mapa na mão não é o mesmo que saber se deslocar
atraves dos seus caminhos. Saber não é o mesmo que saber fazer, não é mesmo ?
            Vamos lá. Há um desejo, e todo desejo necessita de empenho, de esforço para
sua concretização. E esse esforço necessita vir casado com a sensação interna de que, a seu devido tempo, apos todas as etapas concluidas, aquilo, com certeza, se manifestará em realidade. Isto é, o esforço não virá acompanhado de duvida ou de incerteza. A
convicção é definitiva, absoluta, irrestrita.
   Essa boa vontade atrelada a essa convicção inabalavel irá se juntar ao elemento
chave dessa equação. A alegria. Sentimento como se fosse uma comemoração
antecipada. Feliz por estar nessa jornada, nesse empreendimento.
      Essa sensação de bem estar, irá, por sua vez, reforçar a firme convicção. Quanto mais convicto, mais satisfação.
                                                     Forte desejo  -  vontade valente  -  certeza imperturbavel, e tudo isso protegido por um campo de energia de altissima frequencia.
     Os gregos tem um termo maravilhoso para expressar esse estado em que a pessoa
vibra nesse campo de energia positiva, e sem exagero algum, dizer que é sobrenatural. Eles definem esse estado como "IN THEOS",  o que foi traduzido para o nosso idioma como ENTUSIASMO. In theos significa estar com ou em Deus.
       Assim, vibrar na dimensão do in theos é vibrar na frequencia de Deus. Quer mais
do que isso ? Não é maravilhoso ? Pode algo dar errado quando possuido por essa energia, quando em compania de Deus ?
                                                                   Contudo, abre-se uma questão importante.
Como sempre, o pulo do gato. Como alcançar esse estado sagrado, maravilhoso e
fascinante ? Qual o caminho ? Outra vez  :  como se faz ?  Ou seja, como estar alegre no dia a dia, convivendo com pessoas que se movem por caminhos tão diferentes, situações , nem sempre agradaveis, num trabalho, muitas vezes, enfadonho e sem graça ? Como ter alegria quando o entorno parece mergulhado no mais profundo
caos e anarquia aparentemente sem solução ? Como ter alegria quando o que se encontra é medo, apreensão e sofrimento de toda ordem ? Como ter alegria quando falta tanto de tanta coisa ?
                               "  Seja alegre que todos os problemas serão resolvidos". O mandamento parece obvio, incontestavel, explicito e até facil. Mais uma vez o mapa, e mais uma vez os caminhos.
                                                 "Ser alegre" -  tudo bem. Independente da sua função e da vida que estiver levando, o que for fazer, sempre pode ser feito de tal forma que se sinta bem. Todo trabalho se caracteriza por lidar com os outros. O obstaculo está aí. A grande dificuldade de se relacionar com pessoas tão diferentes, com visões e perspectivas que não se adequam com as da gente. E está aí o paradoxo. Somente conseguirá se sentir bem se, a partir daquilo que estiver fazendo, puder proporcionar um bem ao outro. Verá que aquilo que se dá, é, exatamente isso que se recebe de volta. Voce dá, mas na realidade é voce quem recebe. É magico. Não poderá receber o que não deu. É o efeito bumerangue.
                                                                                Nesse sentido, não estará buscando nada, algum ganho pessoal, algum beneficio, mas estará apenas tentando fazer aquilo do seu melhor modo possivel. E o efeito disso é proporcionar um ganho para o outro,
isto é, fazer com que se sinta bem com minha atitude, com minha palavra, com minha postura. O que estiver dando, é secundario em relação ao modo como aquilo está sendo dado. Se estiver apenas cumprindo sua função, dificilmente isso reverterá em alegria. Cumprir dever, simplesmente significa, na maioria das vezes, obedecer a um contrato comercial, onde venderá suas habilidades profissionais por um determinado valor. Isso se transforma num negocio onde o objetivo primario é o dinheiro.

        Entretanto, quando o trabalho envolve mais que o ganho pessoal, lucro, projeção,
posição social, o dinheiro ficará em plano secundario, como se fosse o efeito colateral.
    No momento em que se colocar para executar aquilo dentro do seu melhor, a sua
função irá modificar a pessoa, se sentirá bem, entusiasmado ( in theos ).
       Ao simplesmente ser eficiente, executando a função porque é o seu emprego, fazendo o que reza o contrato, deixando de lado o que não está escrito no acordo, isto é, usar o trabalho para se tornar uma pessoa melhor, ter alegria por proporcionar uma sensação de bem estar a todos aqueles com quem encontrar no seu dia a dia, se não for isso, estará apenas trabalhando, ganhando o seu dinheiro, fazendo o que a maioria faz e vivendo uma vida comum. Talvez com muito dinheiro, mas nem por isso se sentindo  realizado. A satisfação virá do seu ganho particular e não daquilo que a pessoa é. Não haverá entusiasmo. Poderá ficar rico, mas favelado internamente. Doente, confuso, sem norte.
                                                     Quando estiver no seu melhor, o outro fará parte disso e o sentirá dentro de si, como se fosse um estimulo para tambem investir nesse
modelo. E quando estiver no seu melhor, haverá alegria, uma imensa satisfação,
contentamento, não tanto pelo que está produzindo, mas pelo bem estar que está levando ao outro. Se sentirá bem atraves do outro, ao inves de usar o outro para
alcançar algum objetivo. Terá alegria porque seu ato produziu alegria.
   
      Quando o dia a dia conseguir transformar a pessoa em algo melhor, com certeza estará no seu melhor.  E isso trará alegria, não tanto pelo ganho, mas pelo quanto conseguiu se modificar como pessoa. É esse o gando primario do trabalho. Voce.

           E quem viver nesse estado, algo poderá faltar para essa pessoa ?
 "Buscai as coisas do Pai... " Está aí o paradigma, o convite, a exortação.
    Não há força mais impressionate nesse plano para mover qualquer empreendimento
que o entusiasmo, a alegira serena, silenciosa mas assertiva.

      O desejo é movido pela força da vontade, que se encontra ampara pela firme convicção, que dará validade a esse desejo. E o coroamento desse processo se dará
pela alegria. É por isso que tudo que é sucesso vem sempre com o carimbo do
IN THEOS.
                              Quer ser bem sucedido ? cantarole o mais não poder, sua canção
predileta. Deus estará sempre presente onde houver essa alegria, nascida desse movimento, onde a pessoa se torna cada vez mais isso que ela é.

                 Não somos filhos do sofrimento ou da carencia. E o resgate desse
sequestro se fará sempre atraves da ALEGRIA.

 



                     
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário