sábado, 31 de março de 2012

FORÇA DE VONTADE X FORÇA DE CONVICÇÀO

                      Sempre concorrem duas forças na concretização de qualquer evento.
Vamos aproximar um pouco a lente para olharmos o processo com mais atenção.
        A pessoa quer algo. Há um desejo. Todos ambicionamos muitas coisas, contudo nem sempre nosso interesse se transforma em realidade.
   Porque algumas vezes conseguimos, e outras, não ? O que deixamos de fazer para que
nosso proposito não se cumpra ?
             Se não conhecermos perfeitamente a mecanica da manifestação, é como jogar um jogo sem conhecer as regras. Qual o conhecimento que se faz necessario para podermos entrar nesse jogo e nos darmos bem ?

              O instrumento que o desejo lança mão para a consecussão da tarefa, é a vontade.
Isto é, o esforço necessario para que o desejo seja realizado. Se ficar de braços cruzados, nada acontecerá. A fisica explica isso atraves da lei da inercia : todo corpo em repouso
permanecerá em repouso até que uma força externa atue sobre ele.
    A força da vontade inicia um movimento para que o desejo deixe de ser apenas um desejo e se transforme em realidade. Assim o primeiro elemento a ser considerado é essa determinação interna externada atraves da vontade. Voce quer, a vontade executa.

               O segundo elemento, sem duvida o mais emblematico, é a força da convicção. Não há duvida que reside na nossa convicção interna o grande segredo para a realização de qualquer empreendimento na nossa vida.
    Convicção  é a ação ou efeito de convencer. A capacidade de reconhecer a possibilidade. Certeza absoluta obtida por fatos ou razões que não deixam duvida, nem dão lugar a objeções. Persuasão. Convencimento. É assim que o dicionario define essa força poderosa, que é o elemento mais importa da equação da lei da criação.
     O que significa isso ? Exatamente como o termo é definido. Consegue sentir no mais profundo do seu ser que tal desejo possa ser realizado ? Existe essa certeza interna, sem a minima desconfiança, sem duvida alguma que isso seja possivel ?
Está realmente convencido ?  Nada internamente que se oponha, nunhum sentimento de incerteza, nenhum receio, nenhuma cisma, suspeita, temor ou qualquer outra forma de discordancia ?  Consegue imaginar outra coisa a não ser o fim desejado ?

       Pois é !  Está aí a grande dificuldade, ou seja, a nossa incapacidade de nos convencermos com absoluta certeza, fé cega, crença sem julgamento, sem objeção, sem motivo algum para levantar qualquer suspeição. É como se a pessoa dizesse : é isso aí e acabou, não se fala mais nisso. É marcial, como se fosse uma ordem. Essa capacidade de convencimento move montanhas, e não há o que possa inativar esse movimento extremamente poderoso.
                         A pessoa pode ser um gigante no que diz respeito à força de vontade
para atingir seus objetivos, mas irá fracassar se houver qualquer sentimento, por minimo que seja, de duvida ou desconfiança.
   Sem essa inabalavel convicção, por maior que seja o esforço, nada será possivel. O esforço será sabotado pela desconfiança, e a vontade será desacreditada pela suspeita, pelo receio, pela cisma.
                                            Se acha que não irá se curar de determinada doença ou que determinado empreendimento possa falhar, assim será. A ordem para o sucesso ou o
fracasso sempre virá de um sentimento interno de ser possivel ou não. O rumo das coisas segue sempre esse movimento.
          Já ouvi alguem dizer que joga na loteria mas sabe que não irá ganhar. Joga até o
comprovante no lixo. Acha que negando, conseguirá seu objetivo. É evidente que quer
ganhar, não fosse assim, não apostaria, contudo nega a possibilidade.

      Assim, ante qualquer objetivo, antes de mais nada, faz-se necessaria uma certeza
intransigente, categorica, irredutivel, imperturbavel. Não passa pelo ser a minima possibilidade daquilo não dar certo. Mas se houver duvida, pequena, quase nada, já será suficiente para minar todo o sistema. Irá se cansar de tanto se esforçar.
     A marca registrada do fracasso é a duvida, a incerteza, a falta da firme convicção.

               A lei maxima da criação será então assim definida  :  aquilo que sente se transforma em realidade. Seja isso positivo ou negativo. O molde gerador de realidades é o sentimento.
                                           Alguem me falou assim  :  doutor, minha doença é grave.
Com essas palavras o martelo já foi batido e o veredicto já foi dado. Tres meses apos
suas palavras confirmaram o seu sentimento.
          A pessoa não alcança o que pede, mas aquilo no que for capaz de acreditar. Se o pedido e a crença não estiverem alinhados, o resultado será dado pela crença. A pessoa
quer se curar mas acha que a doença é grave. Assim será.
    Quando o desejo oscila no campo da duvida, o fracasso será o unico resultado possivel. Sem a firme convicção de que algo seja possivel, aquilo não será possivel, por maior que seja o esforço, por maior que seja a boa vontade, por mais que reze, faça novenas, ande de joelhos sobre as pedras, levante as mãos para os ceus, grite bem alto por socorro, nada responderá às suas suplicas.
       A força da duvida é mais poderosa que a força da vontade. Não duvide jamais do
poder da duvida, pois ela é implacavel nos seus efeitos.

                     Boa sorte é apenas um outro nome que se dá para convicção cega. E azar nada mais é que o efeito macabro da duvida, da incerteza, do temor.
     A crença de que é uma pessoa de sorte, fará com que tudo dê certo, sempre. Não há outro segredo. A pessoa traz coisas para sua vida para que continue a se sentir como está se sentindo. A tristeza atrairá coisas para que o estado de tristeza seja reforçado.
Assim como a alegria. Nada escapa a essa lei.
                                                                             Sente que não consegue, que não tem capacidade, que está alem do seu alcance, que não tem sorte, que não merece e que tudo sempre se complica na sua vida  -  será esse o caminho que irá seguir, até que mude essa ladainha chata e irritante.
              A pessoa geralmente não se dá conta desse movimento mental. É uma sensação subliminar, é como se ela fosse pensada por aquilo, submetida a algo mais poderoso que ela. Despertar é isso. Dar-se conta, perceber o que está se passando, o que está sentindo. Quando se pegar nesse roteiro negativo, há possibilidade de escolher algo diferente, de pensar diferente, e, desse modo, libertar-se do sequestro das crenças
incapacitantes e derrotistas, atraves das quais se identificou a vida toda.
       O estado de inconsciencia é isso. Achar que a vida é assim mesmo, que tudo é complicado, havendo muito pouco a ser feito para sair desse sofrimento, dessa vida
comum, dessa sobrevida. A crença no pequeno atrai cada vez mais miudeza e desgraça
para que a crença se confirme. Para que a lei se confirme.

        Se o desejo de "eu quero isso"  for acompanhado pela certeza de  "eu consigo",
com certeza tudo acabará bem. Deus diz assim :  a minha função é transformar o teu sentimento em coisas. Então, quando vier para mim,  não venha de mãos postas em forma de suplica, mas venha com o coração alegre. Eu te reconheço pelo teu entusiasmo e não pela tua tristeza.
                                                         A verdadeira oração não é pedir, mas sentir a
abundancia, a plenitude, a prosperidade, a saude, a sensação de ser uma pessoa sortuda
mas mais do que tudo isso, SENTIR - SE ALEGRE, a alegria dos pardais, do pé de bergamota carregadinho, dos cachorrinhos brincando... as minhocas da horta lá de casa são gordinhas e ageis porque, suponho, estejam alegres.  Alias nunca vi nenhuma delas fazendo novena ou pedindo a Deus por uma vida mlhor !.... o que será que aconteceu com a raça humana ? ...  geralmente ficamos gordinhos não porque estamos bem!  Perdemos o tesão e o estusiasmo pela vida. Aí vamos a Deus pedindo
guarida e asilo... pois é! sempre foi assim e sempre será, até não sair do sono profundo
da inconsciencia, da inconsequencia, desse estado moloide, indolente e frio da imaturidade psiquica e espiritual. Quem não cresce, padece.

                              

Um comentário:

  1. Sempre concorrem duas forças na concretização de qualquer evento.. mto boa!.. como se fossem duas vozes dentro da gente uma quer algum evento..
    a outra não quer por "n" razões.. seria nesse sentido a emoção x a razão.. sendo que a maioria das vezes a razão fala mais alto.. mas não será uma razão limitada talvez??.. uma razão meia cega que não tem a profundidade necessária p/ deixar a emoção agir com mais liberdade e c/ mais fluidez??

    ResponderExcluir