quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ENTENDENDO MELHOR O AGORA

                     Esse momento pode nos proporcionar duas realidades, não simultaneas, mas uma ou outra. Isto é, ao escolher uma das alternativas, a outra fica inviavel . Teremos de abrir mão  de uma opção para que a outra seja possivel. Vejamos.

                         Podemos usar esse momento simplesmente para chegar ao depois, sem interesse real ao movimento intrinseco do que está aí, mas apenas usando-o como trampolin, tendo em vista os objetivos futuros. Estou aí, mas apenas de passagem. Estou passando por esse momento, fazendo o que tem de ser feito para atingir um fim, para alcançar um proposito. O que importa é o que virá depois. A intenção é o depois.

                                Ou então irá desfrutar esse momento, desfrutar o que estiver fazendo. Desse modo, não estará aí pelo resultado, pelo que virá depois como consequencia do seu empenho, do seu esforço.
     Estará aí pelo momento em si, pelo que está acontecendo, apenas presente, usufruindo da sabedoria interna atraves de uma percepção clara, uma compreensão  lucida e participando com uma atitude adequada. Saberá se colocar com maestria, respondendo à altura ao que está sendo solicitado.

                       Veja, o alvo não está no futuro, nas coisas que terá depois. Contudo, o paradoxal disso é que,  apesar de não correr atras das coisas, mesmo assim as terá.
   Se não se envolver com lucros futuros, com ganhos, vantagens, descobrirá esse espaço maravilhoso, realmente magico, que proporciona  beneficios , tornando-se rendoso, sem, contudo, ter tido esse objetivo.  Terá tudo e bem mais que se tivesse investido em ganhos e objetivos.
           Esse momento é pleno, completo em si. Se busca resultados é porque está ausente e não compreendeu o significado e o poder inerente a esse momento.

                           Se questionar o que esse momento pode te dar, irá perdê-lo. Terá apenas as coisas como resultado do esforço investido, mas não se sentirá feliz, não terá alegria, não terá paz. Terá coisas, as coisas que buscou a partir desse momento. E com isso, não irá desfrutar o que esteve fazendo. Não conseguirá apreciar o que cada momento traz. O  momento em si, sem olhar para as  curvas dos mapas do lucro dos resultados. O prazer pelo prazer. O ato que não busca nada, que não força, que não deseja, porque o momento se basta por si proprio, sem a necessidade de vinculá-lo a qualquer objetivo, a qualquer meta, fim ou proposito.

                  A atenção está toda voltada para esse momento, o interesse voltado apenas para o que está aí. Se estiver voltado para metas, não encontrará nada de extraordinario
nesse momento, e desse modo, não trará nada de significativo, de grandioso para a realidade. Não produzirá mudanças interiores, pois o medo e a ansiedade continuarão presentes, apesar do lucro e dos resultados positivos.
                                   Busca o lucro porque se sente medroso e angustiado, precisa acumular para se sentir confiante, importante, prestigiado, mas não será por isso que terá paz, serenidade, bem estar.
                                                         Quando faz, motivado por metas e objetivos, a energia não irá fluir de um  modo criativo, unificado. Voce faz mas está calculando.
Não consegue se entregar para o que está aí sem essa mente que nogocia, que barganha.
Voce está aí apenas para chegar o mais rapidamente possivel aos seus objetivos. Trapaça esse momento, pechincha, negocia pelas coisas que virão.

                      Na dança não há objetivo, pois o objetivo em si é a dança, e se houver qualquer interesse secundario, perderá o prazer que a dança poderá prporcionar.
  A beleza e a importancia estão no ato em si sem envolvê-los em objetivos, em ganhos secundarios. Não haverá necessidade de nada. Voce está permitindo que aquilo aconteça, voce dando passagem para aquilo acontecer, sem a colocação de obstaculos atraves de uma mente que deseja, que busca.
                                                                            Usando a dança buscando resultados, obterá os resultados mas não o prazer que a dança poderá proporcionar. E essa dança acontecerá nesse espaço onde não há mente, pensamentos, objetivos.
   Mas a magia desaparece sempre que usamos esse momento, esse espaço sagrado colocando objetivos, ganhos, desejos.
     
                     O ganho real acontece quando nos colocamos presentes a esse momento, sem nada esperar, apenas aí.
                              
                 A grande perda, é quando a dança acontece, esperando pelos aplausos. Não se sentirá feliz se não ouvir os aplausos.
           É porque não percebeu ainda que não será feliz pelos aplaudos . Se não conseguir se sentir feliz pela dança, pelo movimento que a dança propõe, não poderão ser os aplausos que farão essa felicidade.
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário