terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A LEI DE DOM JUAN

                      Como tornar-se um D. Juan ?  Isto é,  conseguir sem esforço, sem correr atrás, sem sacrificar tanta coisa, paz, alegria, saude, para alcançar objetivos e tornar sonhos realidade ?  Ter, mas que isso não custe nossa felicidade, nosso equilibrio ?

           Quando a pessoa ler um tratado de como aprender a dirigir, irá se tornar um expert
na arte de dirigir. Saberá tudo sobre direção, mas seu conhecimento é teorico. Sabe porque leu, porque estudou. Sabe como se faz, contudo não saberá fazer. Saber não é equivalente a saber fazer.
                                                  Nos tornamos grandes teoricos com relação às coisas da vida. Tantos "mestres" falando sobre como se faz, tantos "gurus" explicando os caminhos do mapa, sofisticadas elaborações teoricas, discursos rebuscados, ideias, palavras, imagens, que acabamos substituindo o pôr a mão na massa pelo entendimento intelectual, pela racionalização, pelo que é teorico.

                     A maquete não é o projeto, assim como o mapa não é a realidade que ele expressa.
                             Ninguem nasce um D. Juan para a vida, assim como nascem alguns D. Juan para as mulheres.  O dom Juanismo da vida se faz atraves de um trabalho disciplinado, uma constancia fervorosa, uma atitude diligente, grande aplicação e vigilancia permanente.
                                              Para aprender a dirigir, tem de entrar no carro
e fazer tudo o que se faz necessario. Tem de colocar em pratica a teoria dos tratados. Mãos, pés e cabeça tem de entrarem em ação simultaneamente. E mesmo que saiba como se faz, um instrutor se faz necessario. Voce sabe, mas tem de ter alguem consigo
para que o seu conhecimento teorico se transforme em ação efetiva. Voce sabe, mas não sabe fazer. Assim precisa de um instrutor que sabe fazer, para ajudá-lo a transformar aquilo que sabe em saber fazer.

                           É assim com tudo quando se trata de aprender algo novo. O treinamento se faz necessario. A palavra da apostila adquire um valor pratico. O conhecimento teorico se transforma em habilidade, que, por sua vez, produzirá uma mudança interna, tornando-se diferente atraves das coisas que sabe fazer.

                  O fazer como elemento de evolução pessoal. Voce mais elaborado, tanto socialmente quanto a nivel humano, psiquico, e até espiritual se souber conduzir o processo do fazer com maestria dentro de um contexto que não seja apenas a busca por compensações.
                                  O lucro que obtiver com o que sabe fazer, poderá levar a pessoa
para outros niveis de vibração, para outras realidades, acessados atraves de uma atitude que não vise apenas fins lucrativos.

                O trabalho, quando se espiritualiza, atinge a sua verdadeira função, e a pessoa alcançará a compreensão do processo encarnatorio.
Nos organizamos internamente atraves de uma postura externa, atraves da nossa motivação.
                              Se a força motriz for a ambição, o poder, o prestigio, a pessoa se tornará um excelente tecnico que saberá fazer com maestria, com requinte. Mas se aquilo não levar a uma mudança interna, uma elaboração mais refinada dos aspectos humanos, se tornando mais humano, mais gentil, mais proximo, sem tensão, medos, ansiedades, terá simplesmente se transformado numa maquina que faz, numa maquina eficiente, que não conseguirá transformar esse fazer, em ser feliz.

                       Se transformará num homem bem sucedido, alcançará prestigio, muito dinheiro, mas não se sentirá em paz, terá a sensação de que algo falta, não se sentindo completo apesar dos muitos zeros da sua conta bancaria.

                            A alegria da presença, a alegria de participar desse momento sem buscar nada no futuro para se sentir bem agora.
Sentir-se bem simplesmente pelo que esse momento traz, pelo que está aí, sem procurar em outros tempos, em outros cantos seja lá o que for para me sentir bem.

              Quando se faz força num sentido, cria-se, por uma lei da fisica, uma força oposta, em sentido contrario. D. Juan sabe disso, é é por isso que é D. Juan.

                   Ser bem sucedido na vida implica em adequar-se às leis da Natureza.
Nunca se ouviu falar que uma bergamotinha fizesse qualquer esforço para  se desenvolver e se transformar no que tem de ser.

             Será que existe alguma relação que a bergamotinha e D. Juan ?

                   
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário