terça-feira, 20 de setembro de 2011

QUANDO A PALAVRA NÀO NASCE DA MENTE

Li hoje um ensaio de E. Tolle sobre mente, pensamento e quando se transcende
o movimento da mente, o pensamento que não é mais mental. Fiquei meditando
sobre isso, e quero compartilher contigo o que ficou em mim, a energia da palavra quando criada não mais por aquilo em nós que pensa.

Sabedoria não é conhecimento. O conhecimento é algo apreendido, adquirido atraves do estudo e que se acumula. A sabedoria é inata, faz parte da nossa natureza, daquilo que somos. Voce sabe, não porque aprendeu, mas que já está aí, `a espera de ser usado. Somente poderemos tomar posse dessa riqueza, estando conectado a esse momento, presente a esse momento e não perdido no espaço de um tempo futuro.
A sabedoria inclui o pensamento, mas está muito além da mente que pensa. A mente usa o pensamento para se expressar, é o instrumento da mente. A mente sabe pelo que aprendeu, faz associações atraves do pensamento. Mas a mente é limitada, enquanto que a sabedoria não necessita aprender, é apenas uma questão de deixar fluir se não houver inerferencia do barulho da mente.

O pensamento ( fruto da mente ) é pequeno, magro, pobre porque não nasce da nossa essencia. Entretanto esse pensamento pode ser potencializado,
inspirado, energizado pela inteligencia da sabedoria, bastando para isso que
não seja afetado pelo fluxo da atividade mental.
A partir dai, a sabedoria fará uso da mente para poder se expressar exatamente
atraves dos pensamentos.
Parece confuso, não é ? Quando a mente está em ação, a pessoa está desconectada do momento presente, está pensando em eventos futuros, está preocupada ( mente ocupada nesse momento com as coisas do depois - desse modo
não estará presente à esse momento ). Certo ? O pensamento da mente nos desconecta sempre desse momento.
Quando se conecta ao presente,a mente é posta de lado, e o pensamento está conectado com nossa essencia que agora pode se manifestar e se expressar exatamente atraves dos pensamentos.
A palavra virá dessa fonte, desse estado de estar presente. A palavra virá
potencializada com essa energia, veiculando a energia atraves da palavra.
Veja que a partir do momento em que há a conexção com o agora, aquilo que
somos fará uso da mente para poder se manifestar. Agora a mente está à serviço
de algo maior para que a sabedoria, a vasta inteligencia em nós possa se
expressar.
A mente será inspirada por essa coisa grande em nós, funcionará como veiculo.
E dessa mente agora fluirá unidade, vivacidade, poder, porque estará alinhada e unificada com a vastidão da inteligencia.
Quando a mente está aberta ao movimento da inteligencia maior, o pensamento que surge é inspirado por essa inteligencia ( e não pela mente pequena quando se encontra desconectada do agora ).
Há então o pensamento que surge dessa mente desconectada, e o pensamento
quando essa mente está alinhada à nossa essencia, atraves da conexção com
o agora.

A pessoa quando se torna criativa,ela cria a partir de algo maior, porque a mente está agora conectada com algo maior, integrada à algo maior, de acordo com algo maior. E essa criatividade está alinhada com essa inteligencia maior, à grande sabedoria daquilo que somos.
E é isso que transforma a vida, dando um novo sentido, uma nova perspectiva.
E a palavra nascida dessa dimensão, tem poder, tem força, consistencia, inspiração. Podem ser palavras velhas do vocabulario mas elas virão contaminadas com esse algo maior. Elas tem poder que está alem do seu valor de informação. Elas apontam para verdades, e trazem uma qualidade energetica
que é inerente ao grande de onde provem. O que importa agora não é mais a informação que trazem, mas a energia que carregam. Essa palavra soa fundo dentro de nós, nos conecta tambem com algo maior,e nos desperta tambem para
essa vastidão que representa a natureza do que somos.
O importante não será mais o que ouve, a informação, mas esse despertar que
cria mediante a qualidade da energia que carrega.
O som é necessario, a palavra é necessaria, mas o importante não é mais o que ela quer dizer, a informação que passa, mas a energia com que vem carregada.
Esse é o poder e a beleza da palavra nascida desse estado de presença e não do conhecimento acumulado dentro da mente.
Essa palavra conecta voce com voce mesmo, com algo maior dentro de voce, onde voce é grande, onde voce é.
Se extrair da palavra apenas a informação que carrega, não haverá aí energia,
mas apenas informação. E se ficar apenas na informação, isso irá impedir de voce mergulhar fundo, e descobrir a vastidão aí disponivel.
E aquilo que a palavra nascida dessa vastidão produzir em voce, esse sentir é a expressão daquilo que voce é. Voce se experimenta, voce se sente, porque é isso que voce é.
Voce não pode vir a saber quem é ,se não mergulhar na energia desse momento, nesse estado de presença que é pura energia.

Não dá vontade de experimentar ? É dessa experiencia que nasce
a grande aventura da vida.

Voce sabe onde está agora ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário