terça-feira, 20 de setembro de 2011

continuação "PORQUE NOS SENTIMOS ASSIM " ?

De volta. Tudo bem contigo ? Fui caminhar mas começou logo a chover. Voltei mais cedo tanto da caminhada, como de me sentar aqui e continuar a
conversar contigo. Tudo tem sempre suas compensações. Basta estar atento.

Qual o mecanismo da construção da realidade de cada um ? Que tecnologia psiquica é usada para que se viva a vida que se leva, com todos os seus contextos tanto interessantes quantos nem tanto ?
O mundo interno, o sentir-se bem ou desconfortavel, com a vida que se tem, com as susa coisas, a atuação no mundo da materialidade, como foi que acabamos nos sentindo do modo como nos sentimos.
Perceba que existe o aspecto da atuação no mundo das coisas, aquilo que se faz todos os dias, as preocupações, as pequenas vitorias, e existe, como contraparte, a realidade interna, o modo como nos sentimos. A gente faz, externamente, e a gente sente, internamemte. Há dois mundos correndo paralelamente, duas dimensões aparentemente opostas, sem conexão. E é exatamente a falta de percepção dessa conexão, que irá determinar toda a loucura de sofrimento, transformando a vida em algo que não é digno ser chamado de vida.

Voce que tem tudo, que realizou seus sonhos mais acalentados, porque não se sente à altura de como deveria se sentir quem alcançou seus altos objetivos, e que aos olhos do mundo passa a imagem de realização, de felicidade ?
E voce que ainda está em busca dessas mesmas coisas para se sentir realizado e feliz, mas que ainda não chegou lá, porque a dificuldade, porque tantos obstaculos ?

Seguiram caminhos diferentes pois conduziram para realidades
opostas. Entretanto, a mecanica é a mesma, a tecnologia usada não foi diferente de um para o outro. O resultado externo não foi o mesmo, mas o sucesso de um e o fracasso não outro, não produziram um ambiente diferente
internamente, pois ambos se sentem confusos, estranhamente perdidos, sem
rumo, sem respostas.
Veja que a realidade interna, aquilo que está sentindo, não está sendo determinado pelo que conseguiu ou não, pelas vitorias ou pelos fracassos.
Todavia, o que aprendemos ao longo da vida ? Não nos foi passada a ideia de
que a conquista das coisas seria a condição sine qua non para se sentir em
"casa " ? A realização externa seria o objetivo, o sentir-se bem seria uma obviedade, uma consequencia natural. Faça, realize e se sentirá feliz !
Parece tão claro, tão explicito, tão evidente que não restam duvidas, questionamentos ou suspeitas de que realmente as coisas passam por aí.

Vamos para o ponto onde tudo tem inicio. Voce está chateado, confuso, contrariado por sentir falta de tanta coisa. Há tanta carencia em tantos aspectos, e tudo indica na direção do futuro para a solução de tudo isso. Tudo o que falta está no futuro : o carro novo ( afinal, dará um novo
status, não é mesmo ? ), mais zeros na conta bancaria ( ao menos um já resolveria muita coisa ), um emprego melhor ( como aguentar um chefe desses,
e o salario ?... ),um relacionamento mais satisfatorio ( ih ! ), mais saude,
e mais isso e mais isso mais...
Dá para perceber a confusão ? A pessoa se sente mal agora e busca se sentir
bem ( no futuro ) atraves de coisas. Cria-se uma relação totalmente equivocada entre ter coisas e se sentir em paz, e entre o agora e o futuro.
Sentir é algo que só pode acontecer agora ( assim como respirar), e conseguir
coisas é coisa do futuro. As coisas não estão agora aqui, e há necessidade de um tempo para consegui-las. Sem problemas. Voce precisa de um certo tempo para aprender qualquer coisa nova. É o chamado tempo das coisas (tempo necessario para conseguir as coisas que deseja). O tempo do relogio, tempo cronologico.

A confusão surge quando colocamos nas coisas a salvação da nossa
confusão interna ( me sentirei bem, depois de... ). Buscamos nas coisas e
no tempo futuro a nossa alforria. Algum problema nisso ? Oh, e que problemão!
Esse tempo para ser feliz, para a liberdade, para a alegria - esse tempo não existe. Surpreso ? Usar o tempo do relogio para ser feliz, é a grande insanidade, o grande equivoco e gerador de todo sofrimento humano.
Transformar o tempo das coisas em tempo psicologico, um tempo de espera para
ser feliz.
O estado de bem aventurança não existe no tempo e é por isso que só pode ser alcançado onde não existe tempo.
Esperar por um outro tempo para se sentir bem, é a indicação inequivoca de que agora não estou bem. E espera que isso seja possivel num outro tempo.
Amanhã, depois de, tudo estará resolvido. É assim que a cabeça nos informa
o caminho, nos mostra o mapa por onde nos movimentar. O tempo da salvação, porem, é apenas uma projeção, dentro do tempo cronologico, feito pela mente.
Esse depois não existe (psicologicamente falando). O depois é sempre agora, e é por isso que não existe futuro ( psicologico ). O futuro é sempre agora.
Não poderá esperar se sentir melhor depois, porque o depois é a matriz desse momento, a consequencia ou melhor, a sequencia do agora.
Esperar por um tempo futuro para se sentir bem, é o mesmo que esperar pelo
depois para respirar.
A cabeça cria o tempo futuro de certa forma para aliviar a angustia existencial desse momento. É uma forma de projetar o vazio para frente, e desse modo, criar esperança ( agora não estou bem, mas depois será
possivel ). Cria-se assim, artificialmente e enganadoramente, um tempo de espera. Enfim, há esperança. Dessa forma, esse momento se torna suportavel.
Basta aguentar um poucadinha, que tudo passará. O inferno do agora se torna aliviado porque há esperança.
Essa espera, contudo, apenas eterniza o inferno e a loucura, porque isso que
a esperança promete é um canto de sereia, uma historia que te contaram e que deu credito, apenas isso, uma historia, uma piada ( de muito mau gosto ).
A cabeça nos informa que agora não é um tempo de se estar bem, afinal
falta tanta coisa. Depois sim, quando tiver acesso a tudo isso, oh!...
Tudo que é bom, paz, alegria, um sentimento gostoso de bem estar,de plenitude,
tudo isso e muito mais... meu nego, só depois.
A proposta da mente, num tempo futuro para viver bem, para se estar bem, foi
magicamente incorporada de tal forma que parece totalmente fora de proposito
isso que estou colocando. Quando um certo numero de pessoas acreditarem numa
mentira, ela se transformará em verdade, em lei, em crença. E para se desfazer disso !...

Afinal, é possivel se sentir bem agora, apesar de tudo que me falta, de tantos problemas, de tantos medos ? Consegue perceber que nos sentimos mal, agora, nesse momento, porque não estamos aqui ? Voce sabe onde está agora ? enquanto está lendo isso, está realmente lendo isso ? Consegue ter ideia onde andam suas ideias ? Se conseguir estar agora aqui onde está, sentirá o que talvez muitas poucas vezes conseguiu sentir.
Já ouviu falar em alegria ? Nào a alegria do trago, da festa, do baseado, dos
bons negocios, da mega sena. Não , não é dessa alegria que estou falando, mas
de uma alegria sem causa, sem motivação, sem provocação, sem justificativa.
A vida só pode ser saboreada atraves dos sentidos. É pelos sentidos que nos conectamos `a vida que há em nós e que quer ser sentida.

Quando foi a ultima vez que conseguiu se encantar ao cheirar o perfume
arrebatador, inebriante, adoçicado, contagiante da laranjeira em flor ?
Conseguiu se conectar com alguma coisa diferente dentro de si ? Conseguiu
sentir alguma coisa que talvez provocasse um leve arrepio percorrendo o
corpo por inteiro ? Conseguiu se sentir como se sente quem está enamorado,
profundamente encantado, verdadeiramente fascinado ?

Percebeu que só dá para sentir agora ? E a vida é feita disso que
for capaz de sentir... agora. Não há um outro momento para viver a não ser...
agora. Para se encantar, para se enamorar, se enfeitiçar, se maravilhar, paracelebrar.

Ouça o canto do tico tico e depois... depois vá para a geladeira, pegue a champagne e... tim, tim, celebre, comemore, festeje, louvado seja tudo que é sagrado porque... porque voce está vivo.~

Não há outra vida a não ser a vida desse momento, desse instante, onde o tico tico canta, a laranjeira exalando seu perfume, e voce ouvindo, voce cheirando... voce sendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário