quinta-feira, 10 de março de 2011

ainda febre

Estava falando que se lançar mão de antitermicos, terá que usar antibioticos. Porque ? Como a febre é a defesa do nosso organismo frente á invasão de elementos estranhos a ele, se neutralizar a febre, não há mais
defesa natural, a gente amarra o cara que está apanhando e pedimos a ele que se defenda. Bonitinho, não é ? Desse modo, o antibiotico terá que fazer o que a febre iria fazer. Mas o medo. Mas a pressa. Afinal a pessoa já ouviu tanta bobagem com relação á febre, já foi tão assustada que quando vem a febre, é um Deus nos acuda. Tudo, menos a febre ! A pessoa faz qualquer coisa para que aquilo suma o mais rapidamente possivel.

Mas vamos olhar para a coisa com mais atenção, com mais serenidade, com mais realidade e principalmente
com racionalidade para que a gente possa se relacionar com essa maravilha de um outro modo. Eu digo
maravilha, porque o organismo que perder sua capacidade de reagir através da febre frente á invasão dos
microorganismos, sua vida estará seriamente ameaçada. Sem defesa não há vida, e a febre é um mecanismo
fantastico que o organismo possui para dar conta dos inimigos que rondam a sua segurança.

Voce poderia se perguntar quem foi que colocou a febre em nosso corpo, ou melhor dizendo, quem foi que arquitetou esse mecanismo maravilhoso de defesa á disposição do nosso corpo para que a vida esteja em segurança ? Tenha sido quem foi, aos olhos da terapeutica que usa medicamentos contra, foi um erro. A febre foi uma invenção desastrada, não é mesmo ? Quanta coisa ruim já ouviu com relação á febre, que voce já perdeu qualquer esperança que dessa mooita saia qualquer coelho. Voce foi ouvindo coisas, comentarios de verdadeiro terror, que, quando a dita cuja põe as caras, voce tem a impressão de morte proxima ou ao menos de que algo terrivel esteja por acontecer. A "coisa"que colocou a febre em nós, nos animais, nas plantas, enfim em tudo que é vivo, deve ter confundido as bolas, e cá estamos nós, gente sábia concertando os seus desmandos. Que seria dessa "coisa"  se não tivessemos antitermicos, antibioticos e quantos mais  "anti " queira para solucionar os defeitos com os quais saimos da fabrica ! A vida que foi arquitetada por essa "coisa ", sua obra maravilhora, estaria em serios apuros. Mas a "coisa "tem sorte, afinal
nosso arsenal anti-defeitos de fabrica é uma maravilha. Mesmo assim, me parece que um recall da raça humana e de tudo que é vivo, seja necessario. Retire-se a febre da maquina, e tudo estará ás mil maravilhas.

A gente tem de brincar para não chorar, não é mesmo ? Pensa um pouco. O que acontecia com as pessoas
que tinham febre quando ainda não havia antitermicos ? Afinal, esse tipo de medicamento não esteve sempre
aí, e não tem ainda um seculo de idade. E antes disso, como ficavam as pessoas que tinham febre ? Evaporavam, os ossos ficavam moles, os cerebros derretiam ou coisas mais escabrosas ainda ?
Lembra do vovô quando tinha febre ? Tomava um suador á noite ( isto é, aumentava mais ainda a febre com o suador ) e no dia seguinte ia prá roça. Não havia farmacias disponiveis para comprar remedios, não havia
hospitais, pronto-socorros e nem medicos, mesmo assim, não era por isso que não conseguiam ter saude.
Não te parece estranho que hoje com todo esse artesanal terapeutico disponivel, estamos cada vez mais doentes, tomando cada vez mais remedios e cada vez mais confusos ? Observa a sua farmacinha que tem em casa, quanto dinheiro gasto com medicamentos e a saude está cada vez mais deploravel. Que foi que aconteceu ? Será que a "coisa "está caprichando cada vez menos ao mandar gente para esse mundo cada vez mais defeituosa ?

Sabe porque estou fazendo essa divagação meio filosofica ? Estamos falando de saude, não é mesmo ?
Existe em nós mecanismos capazes  de nos trazer para a ordem novamente quando essa ordem momentaneamente foi perdida. O cara levou um coice, mas irá se recompor e partirá para a defesa.
Se a gente não atrapalhar, isso já será de uma grande ajuda. Quanto mais  quimica jogarmos para dentro do corpo, maior será a dificuldade desse corpo de se defender, isto e', ativar seus mecanismos naturais de defesa. Será que o ser humano necessita de tudo isso para ter saude ? E quanto mais faz para ter saude....
Voce já cansou há tempo, não é mesmo ? Mas não sabe o que fazer, para onde ir, a que santo apelar.
Mas deixa eu te dizer uma coisa, há solução. Mas as soluções terão de passar por uma mudança de postura,
por um novo modo de olhar e de agir. Ficar apenas esperando, continuar apenas a acreditar no que está aí,
que voce já percebeu não dar certo, é continuar apostando na mesmice, na confusão, na falencia de um sistema que não está dando conta. Voce tem queixas, mas a quem irá se queixar ?

( mais uma paradinha para respirar um pouco e sacudir a cabeça )

Nenhum comentário:

Postar um comentário