sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ISSO É DA MINHA CONTA


Se olharmos para o nosso drama,
sem a historia que contamos, repetidas vezes, sobre ele,
ancoramos na realidade
e teremos a percepção clara dos fatos.

Quando nos damos conta
tudo quanto não é da nossa conta,
deixaremos o outro em paz,
e teremos, por fim, condições de fazer
o que é da nossa conta, 
sem mais importar-nos o que é da conta do outro.

Quando a mente não mais interferir nas coisas
que não são da nossa conta,
um espaço inexplorado abre-se dentro da gente,
liberando uma quantidade de energia surpreendente.
Energia para resolver impasses e problemas,
que esperavamos, até então, serem resolvidos pelo outro.

Enquanto estivermos focado no outro,
à espera de soluções magicas,
de que maneira conseguiremos dar conta
o que é da nossa inteira e total responsabilidade ?

E mais, de que forma aprenderei a superar meus reveses,
solucionar contratempos, enrascadas,
as ciladas que eu mesmo armei,
esperando ser salvo pelo outro,
"esse" outro, o eterno culpado,
o bode expiatorio de todas minhas mazelas existenciais ?

Mas o outro não vem ao meu encontro,
e não traz as chaves que me libertam do cativeiro.

Sempre doi quando se espera,
e nossos anseios não serem correspondidos.
Não conseguimos compreender, no entanto,
que é exatamente assim que tem de ser,
pois é assim que a pessoa está sendo, 
a realidade é essa,
e é da minha conta
dar-me conta disso.

Preciso, eu mesmo, responder ao que é meu,
solucionar, eu mesmo, meus conflitos e impasses,
pois é isso que me compete, 
é da minha conta,
e de mais ninguem.

Porque então tanto alvoroço,
tanta desaprovação com relação ao outro,
por não estar fazendo isso 
e aquilo mais,
mas que DEVERIA fazer ?

A bem da verdade, somos gente mimada,
indolente, um tanto alienada,
com enorme dificuldade em assumir
tudo quanto é da nossa conta.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário