sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PARALELO ENTRE O CRESCIMENTO CANCERIGENO E O TRAFEGO MOTORIZADO


            Acordei hoje com uma ideia fixa perturbando a cabeça, que persistiu ao longo do dia, deixando-me estranhamente tocado.  É por esse motivo que estou agora aqui, repassando o tema para voce.
                    O fato em questão normalmente pouco me afeta, por isso a estranheza, por ser um individuo recluso, pouco afeito ao transito, entretanto,  diz respeito praticamente a todo mundo : a situação caotica e deprimente em que se encontra mergulhado o fluxo automotivo das grandes e medias cidades.

         A situação atingiu dimensões insustentaveis, interferindo decisivamente na qualidade de vida de todo cidadão; chegando ao
desproposito de se passar quase o mesmo tempo no trafego que  no proprio trabalho ( nas grandes metropolis ). 
                                  Quanto tempo perdido, diariamente, apenas para  ir e vir, casa trabalho, trabalho casa ! Sem falar do imenso desgaste fisico, mental e emocional, nervos sempre à flor da pele, testando continuamente os limites da tolerancia e civilidade !

          Os gurus tecnocratas buscam soluções de toda ordem, inovando alternativas, reorganizando o fluxo mas, por mais que tentem, o pandemonio só faz aumentar.

            As verdadeiras soluções, seja para o que for na vida, encontram-se sempre em planos bem mais profundos que exigem sobretudo coragem, compromisso com a verdade e autentico comprometimento com a causa. Olhar desvirtuado gera soluções capengas por estarem sempre comprometidas politica e economicamente.
                       Quando não se enxerga o obvio, é porque o olhar se 
encontra desviado para temas que maqueiam a verdade, objetivando intenções que desobrigam geralmente a tomada das decisões pertinentes.

       A solução engendrada é apenas um faz de conta, como se algo estivesse sendo feito, para mostrar ação, não passando, contudo, de um expediente de astucia, uma estrategia dissimulada, onde a verdadeira causa permanece intocada.

            A industria e a economia, em função da sua propria natureza, não tem interesse pela relação entre os fenomenos sociais
e o bem estar da pessoa. Seu objetivo final tem a ver com indices de crescimento, dividendos, lucro, maximização dos ganhos. E como os pilares da nossa sociedade estão fundamentados nelas ( industria e economia ), todos os outros interesses e pontos de vista da vida das pessoas acabam sendo secundarios.
Como essas coisas não são noticiadas nos telejornais de todas as noites, para nós, o que a telinha não mostra, provavelmente deve
ser destituido de valor. 
                                Quando se desvia o olhar de cenarios que
realmente importam, mais a situação se deteriora, e o retorno à
normalidade, cada vez mais imponderavel. O mal se cronifica, à
espera de saidas magicas que, infelizmente, não fazem parte do
senso adequado nem da competencia. 

           A obsoleta visão que se tem da realidade geralmente despreza as consequencias do que haverá de vir em função das
escolhas decididas. Desse modo, não se analisando os fatos que afligem a sociedade humana, considerando os efeitos como consequencia de uma causa determinante, não haverá esperanças para a busca de uma nova concepção de mundo, onde sejam postulados a dignidade e a justiça como verdadeiros requisitos da convivencia humana.

     Sem duvida, estamos num beco sem saida. O paradigma que nos
alimenta de esperanças unilaterais de progresso, com certeza, não
passa de utopia, devaneios romanticos, que o tempo do despertar 
haverá de desfazer. Produção em massa a qualquer custo, gerando progresso e aparente prosperidade, com curvas de crescimento, sempre e cada vez mais para o alto, onde cada país exibe seu trofeu, em forma de um PIB expressivo, como parametro de sua expansão, grandeza e importancia, esse progresso, em algum momento, haverá de mostrar o lado reprimido, surgindo inesperadamente do reino das trevas.      
                               Ao criar mais de que quer que seja, o excesso será sempre recompensado com menos, em algum outro ambito e a seu devido tempo. Tudo o que sobressai, chegará o momento do recolher. É a força da lei. A natureza compensando os desequilibrios da unilateralidade.

       Nem sempre onde 10 sendo bom, 100 será ainda melhor. Todavia é essa a definição de progresso da sociedade moderna, onde MAIS é o ideal a ser buscado de qualquer forma. Será ? 

           Quando a produção excede um determinado ponto, tem inicio a catastrofe. A unilateralidade busca, sempre, por si propria,
como lei compensatoria, um novo ponto de equilibrio, desfazendo o movimento anterior, causador do desequilibrio.
   Ninguem se distancia impunemente de um dos polos do ambito
da vida. O retorno se fará de qualquer maneira e, geralmente, não sem muito sofrimento e desespero.

          É possivel termos uma visão perfeita da solução para o caos
do transito urbano, observando o crescimento humano, animal ou vegetal. No inicio esse crescimento é acelerado e ele acontece até  uma certa fase, quando passa a ser apenas conservado. A produção das celulas não continua se expandindo ( o que geraria mais
 crescimento ), e o organismo se limita apenas a substituir aquelas que são eliminadas. Assim,crescemos até a adolescencia !
      É um determinismo da natureza que não cede aos caprichos ou
exigencias da racionalidade.

                   Se o crescimento não fosse detido alem de um determinado limite, a natureza seria cenario de seres grotescos e
bizarros como saidos de um inimaginavel filme de terror. A raça seria extinta pelo seu crescimento anarquizado e fora de controle. 

            E é esse modelo, sem exceção, que modula o crescimento de tudo o que é vivo nesse planeta. As plantas, animais e seres humanos são regidos por esse padrão de conservação da vida. A vida existe e se mantem em função dessa normativa. Crescimento limitado até um determinado ponto, a partir dai,  manter, administrar, proteger. A energia que esteve envolvida no crescimento, será agora utilizada na conservação do sistema.
              A natureza tem tido exito com esse mecanismo, mantendo a ordem e o equilibrio com perfeição desde sempre.

     No entanto, existe tambem um outro molde dentro do qual se
realiza um outro tipo de crescimento, que é contrario ao crescimento anterior. Sendo, portanto,  um movimento anomalo, patologico, não mais ordenado,  onde o sistema não está mais sob a determinação de um comando central. 
                As celulas se reproduzem de um modo exponencial, com a incrivel velocidade de uma avalanche, tornando a dinamica violenta e irrefreavel, conduzindo a estrutura, por inteiro, geralmente, para a completo destruição. É assim que se instala a
tumoração de um cancer. Crescimento fora de controle. Hipertrofia
regido por um governo paralelo, sem legitimidade mas atuando com
violencia e rebeldia. Tem força, apesar de falso.

       Essa multiplicação degenerada, pervertida, incontrolavel leva
o organismo afetado ao aniquilamento, pois as forças estruturantes não tem mais capacidade para  manter o sistema em equilibrio. A ordem foi subvertida. Rebeldes se apossaram do trono.

       Rompimento do ponto de proporção. Descontrole do contrapeso. Desestabilização do criterio e da coerencia, franqueando, por fim, a anarquia e a tragedia. 

     A lei da causa e efeito mantem vigilancia apurada sobre os
designios da vida. O efeito, uma vez manifesto, não tem autonomia, por si proprio, para restabelecer a ordem abalada. Efeito é  resposta a uma lei da natureza. É consequencia, repercussão, produto do
cumprimento  de dominios anteriores à sua manifestação.

     Afinal .... e o que essa conversa doida tem a ver com a visão agoniante e desesperadora de milhares de quilometros de lentidão,
diarios, do trafego motorizado das nossas cidades ?

            Celulas  se multiplicando à revelia de um comando central, conduzindo o organismo à destruição; não é isso, por acaso
que estamos assistindo no nosso sistema economico, que tambem se baseia no mesmo conceito de crescimento  logaritmico ? Produção em massa da industria automotiva, com milhares de unidades num reduzido espaço de tempo, não havendo, no entanto, rodovias que  absorvam e deem vazão a tamanha avalanche. 

      O conteudo excedendo absurdamente o continente. Fala-se então em congestionamento, engarrafamento, obstrução do livre fluxo. Isso, num contexto fisiologico, a nivel circulatorio, conduz ao infarto, falencia cardiaca e morte. 

       O que percebemos como maligno num organismo isolado, se ajusta aqui à perfeição. Fala-se que a economia precisa crescer e sempre, pois a definição de crise está atrelada intimamente à falta de crescimento. Curvas ascendentes e ilimitadas de expansão, onde cada vez MAIS é o sagrado ideal a ser buscado de qualquer
forma, não é essa,  por ventura, a contingencia que cria os cenarios
de horror a que assistimos, com olhos de não querer admitir, não apenas no trafego motorizado, mas tambem em todas as esferas
e dominios da sociedade humana ?

            A estrategia usada pela civilização moderna como  ideal para o progresso e crescimento, não é diferente da usada pela celula cancerigena. A humanidade está aprisionado dentro do mesmo circulo vicioso do cancer, onde o aparente sucesso da produção em massa, está, no entanto, fadado ao fracasso.

       Geração indiscriminada com descontrole incontrolavel, leva qualquer organismo, seja humano ou social, à deterioração.
  E não resta duvida, que a economia moderna sofre do mesmo mal que leva o individuo à morte acometido pelo cancer.

     Já não há mais espaço para crescimento positivo. Quando o organismo amadurece, adota o crescimento zero ou mera manutenção, mesmo assim a vida se estabiliza e segue adiante.
Crescimento zero não gera crise ou desestabilização do organismo,
mas o adapta para um novo ciclo, um outro estagio de evolução.
Quando se deixa de crescer, é chegada a hora de amadurecer.

       Crescemos, como humanos, até a adolescencia. Aumentamos em volume e estatura até atingirmos a forma corporal adequada de adulto. O crescimento cessa a partir desse ponto, não havendo necessidade de mais para que seja melhor. Quando se quer avançar para alem do otimo, descamba-se para o caminho da decadencia. 

                            A politica da economia ainda não atingiu a idade adulta, a maturidade. Por isso as atitudes  imprudentes e a falta de ponderação das autoridades que decidem e deliberam. Falta coragem, acima de qualquer outro quesito, para perceber que a industria automobilistica está submetida ao mesmo descontrole do  cancer. Está enferma de morte, seduzida  pelo canto hipnotico da sereia da ganancia, do ganho perverso e sem limites, deslocando perigosamente e com incrivel rapidez a linha tenue e delicada, que mantem o equilibrio e a ordem, para a zona da catastrofe e da tragedia.

                 E a sociedade  fica refem da farra desse modelo economico do crescimento exponencial, selvagem, levando a humanidade para extremos de onde não haverá retorno, a não ser com inimaginavel terror e sofrimento.

                  Inchar significa encher para alem de uma certa fronteira.
Acumular, entulhar, amontoar, abarrotar, embuchar até o ponto de embrutecer, perder o limite, a medida justa, a forma,  a compostura
e por fim a vida. 
                O organismo, assim como qualquer instituição, permanecerá saudavel sempre que se mantiver dentro das diretrizes da ponderação, do bom senso e da justa medida.
          Estrutura em equilibrio  é estrutura saudavel, saneada, auto-
sustentavel, dado que se ajusta à normatização da vida.
                             Coisificamos a existencia, devorando com voracidade inconsequente e temeraria, como modelo de compensação para o vazio existencial, que não encontra vazão em outros ambitos internos. O lugar do bom senso é ocupado pela miseria espiritual em meio à massificação do mundo.

     Nos tornamos mais eficientes e produtivos, mas não por isso mais felizes nem saudaveis. Os dominios internos de consciencia e
compreensão foram subordinados ao progresso economico, produção sem limites, onde o valor das ações está acima de qualquer outro valor. 

               A carencia espiritual nos precipita por veredas confusas,
de desordem, caos e anarquia.

                     Toda unilateralidade, num determinado momento, sofre a correção natural, como mecanismo compensatorio. Ninguem se desloca impunemente para um dos extremos, sem que o polo oposto reclame seus tributos. Quando o pendulo começa a oscilar
em sentido contrario, traz consigo a sombra do que foi negligenciado ou esquecido.
                    Teremos então que olhar para onde não queriamos, para o que ficou de lado, rejeitado, a tudo aquilo que sempre resistimos, pois tudo se ajusta, com extrema precisão, ao principio da polaridade. Nada permanecerá capenga. E, não poucas vezes, a tragedia será o ultimo recurso como mecanismo para colocar a
casa em ordem.

                            Não há como reequilibrar o mundo sem contra-
balançar e conciliar as polaridades. O mais de um lado, gera menos
em algum outro espaço. Mais carros, menos mobilidade. Como 
poderia ser de outra forma ? Mais para lá, menos para cá. É essa a
modinha que contrabalança e concilia todas as unilateralidades em
todos os dominios da existencia humana.

               Quando a capacidade tecnica supera a competencia etica,
é nesses tempos de miopia moral e posturas cinicas,  que o reino das trevas atinge o seu apogeu de furor e danação.

      Tempo de atribulações é o tempo das mudanças compulsorias,
quando as decisões devidas não foram tomadas, nem  as  soluções adequadamente instituidas, assim no reino do pessoal quanto no coletivo, institucional.

                         Tempo de sofrimento, ranger de dentes, decadencia e desgraça. Tempo de recolher os destroços da devastação, do pouco que sobrou, e tentar recomeçar caso ainda haja animo e algum sinal de esperança

            Sem buscar o sentido e o verdadeiro objetivo da vida, escapa-se pela tangente das soluções superficiais, aparentes, sem nunca, contudo, trazer conforto, paz e contentamento. Ou então um sentimento de celebração e louvor à existencia.   

         



            
























































































































































            

        

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário