sábado, 5 de maio de 2012

PENSAMENTO INTENSIFICADO X PENSAMENTO COMUM

                   O nivel de consciencia se modifica atraves do estado de presença, atraves da quietude mental, que irá determinar uma nova percepção, um entendimento mais elaborado, lucidez nas atitudes e nas ações.
    Enquanto estivermos ainda retidos na consciencia comum, não será possivel olharmos alem dos condicionamentos e padrões mentais de sempre, com seus medos, preocupações e duvidas. Quando a mente comum for alçada para um estado de consciencia intensificada, os eventos do cotidiano estarão fora do julgamento e das avaliações objetivas da mente linear. Não haverá mais esforço porque haverá entendimento e a pessoa se tornará um canal para a "força que tudo faz",e desse modo,
permitir que a energia flua livre e sem impedimentos. A partir dai compreenderemos a sabedoria das minhocas, ou melhor, a sabedoria que se manifesta nelas e em tudo o mais.
Iremos então nos dar conta que é essa força misteriosa que faz as coisas acontecer, que mantem os planetas em orbita, as galacias em harmonia, os atomos no seu movimento perfeito, os opostos polares produzirem luz, as flores florirem, os passarinhos cantarem e as minhocas serem felizes. Iremos então perceber que somos apenas canais da  manifestação desse misterio. Se somos canais de fluxo, a nossa função é permitir esse fluxo, não se opondo a ele atraves de um movimento mental. A duvida, inquietação, medo, esforço irão criar um obstaculo ao livre fluxo dessa energia. E, a partir dai, tudo se torna possivel. E os milagres começam a acontecer, pois o milagre é apenas consequencia da ausencia da duvida. Quem não duvida torna tudo possivel. A força da duvida transcende a nossa compreensão. Seu poder é realmente assustador.
E a duvida é um movimento mental, um pensamento. Esse "será que vou conseguir "
bloqueia qualquer possibilidade de realização. Sem a duvida deixamos a força da natureza agir atraves de nós, e tudo se encaixa com naturalidade, isto é, sem forçar.
Sem pensar tudo se encaixa. Observe as minhocas, o pé da bergamota e o belo lirio do campo tão aclamado por Salomão, que se encantou com sua beleza e exuberancia.
O pensamento se torna claro e eficiente quando não pensa. Paradoxal ? Pois é, a vida
se manifesta nos paradoxos, pois a verdade se encontra aí encaixada, escondida (?).
          O pensamento para realizar as coisas do dia a dia é um pensamento confuso e
automatico. Não há aí clareza, quietude, calma.
  E há um outro tipo de pensamento que é apurado, bem acabado, primoroso e  perfeito
na sua execução. É funcional, pratico e economico.  E qual a condição para esse tipo de pensamento se manifestar no nosso cotidiano ? Pois é, voce já dever estar cansado de tanto ouvir a mesma coisa, dita de um jeito diferente talvez mas sempre com o mesmo contexto. A atenção, a eterna atenção centrada nesse momento cria esse pensamento preciso, concentrado e extraordinariamente eficiente. Quando a atenção se desloca para esse momento, o pensamento comum, pobre, confuso, atrapalhado cede espaço para esse pensamento turbinado, não mais atrelado a resultados, metas e objetivos. Não mais alimentado pelas preocupações, medos, duvidas ou inquietações.
  Surgindo então um pensamento claro, intenso, especial e eficiente.
           A fadiga é o resultado do pensamento ordinario, mediocre, coletivo. O pensamento que está sempre em busca de tanta coisa. Identificado com objetivos.
      O nivel de consciencia se modifica atraves da passagem do pensamento automatico, linear, confuso, para o pensamento intensificado, atraves da atenção.
    Estamos verdadeiramente conectados com o abstrato, com o que não se vê, e não com as coisas do cotidiano, as atribulações do dia a dia. Nossas possibilidades são misteriosas e infinitas que não nos é possivel compreende-las. Talvez seja por isso que buscamos aguas rasas por termos inquietações por aguas profundas. Por não nos conhecermos, nos refugiamos no pensamento comum, coletivo, mecanico.
     A ausencia do pensamento automatico permite uma consciencia intensa de si mesmo. A ideia que faz de si provem do pensamento comum.
  O pensamento comum está focalizado no mundo, buscando coisas, alimento, abrigo, prestigio, aceitação, coisas e mais coisas nas quais se agarra em busca de segurança e proteção. O pensamento intensificado não busca nada, não sente necessidade de nada
apesar de tambem precisar de coisas. O foco se transfere para outro ponto. Sai da conexão com a superficialidade do mundo da vida rotineira, para se conectar num nivel
profundo com o abstrato. Não tenta preencher necessidades apesar de necessitar delas, pois ao se ligar no nivel profundo do abstrato, suas necessidades serão naturalmente satisfeitas. Não será isso a verdade expressa em "buscai as coisas do Pai, que o resto virá de acrescimo "?
      As minhocas já sabem disso, e nós para descobri-lo grandes avatares e iluminados tiveram que aparecer para nos instruir e convencer do fato.
  Realmente misteriosos são os caminhos por onde segue o dogma e a verdade. Dizem que somos o supra sumo da criação, mas somos os ultimos a ter o conhecimento dos  misterios revelados.  


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário