sexta-feira, 4 de maio de 2012

A GRANDE SACADA DAS MINHOCAS

                            Distrair a mente significa tirar a atenção dela, pois na quietude mental, no silencio na cabeça, não há atividade em forma de pensamento. Quando não estamos atentos, conectados com o momento, a mente capta a atenção e a transforma em atividade mental. Pensamos, isto é, nos deslocados, psicologicamente, para o passado ou o futuro. Haverá então tristeza ou medo, sentimentos que são a expressão de um tipo de energia, e, como sabemos, energia é a materia prima atraves da qual criamos nossa realidade.
        O corpo para realizar suas funções e se manter saudavel necessita de energia, e o
pensamento psicologico consome a energia do sistema, baixando seus niveis. A energia é desviada para o dialogo interno, para a falação dentro da cabeça.
  É como na irrigação quando desviamos o fluxo da agua,  a parte não irrigada irá
sofrer os efeitos do desvio.
    Quando a derivação está para a mente, o canteiro-corpo fica sem fluxo, gerando sistomas fisicos. Portanto, ao antecipar eventos ou recordar  fatos, a energia que teria que ser usada nesse momento para a execução do que está aí, será gasta inutilmente
com preocupações e temores. Não haverá prazer nem eficiencia. Ao se conectar no passado ou futuro irá drenar a energia do momento presente, não conseguindo, desse modo, manter-se energeticamente no fluxo dos eventos que o momento traz.
   O estado de presença é gerador de energia. Voce faz e se estiver presente , se sentirá bem, haverá alegria, disposição, bom animo. Tudo ficará bem, bem feito , apropriado, proveitoso.
        Mas, enquanto o fluxo dos fatos estiver acontecendo e estiver mentalmente num
outro tempo, desconectado desse momento, irá permitir à mente um movimento paralelo, gerador de tensões e ansiedade. Voce faz mas a ação é executada dentro de um mecanismo automatico, sem consciencia, sem atenção, sem presença.
     A atenção foi desviada para a atividade mental. A pessoa não está aí pois sua energia está longe. A energia segue a atenção e isso é crucial dentro desse contexto.
  Quando a atenção é confiscada pela mente, a energia, por sua vez, é drenada para a
cabeça e transformada em pensamento psicologico. E isso esgota os reservatorios de energia. É o movimento da mente que exaure nossa energia à exaustão, bloqueando qualquer possibilidade de entendimento para alé da mera rotina. O verdadeiro poder se perde enquanto estivermos às voltas com coisas pequenas e insignificantes, mas incapazes de reconhecer sua insignificancia e pequenez.
A energia segue a atenção. Atenção no futuro, em forma de preocupação, retira
a energia desse momento e a desloca para um outro evento, dentro da cabeça. É por isso que se sente desvitalizado, sem disposição, irritado, fraco, nervoso quando
passa por uma situação de grande stress. A energia é consumida pensando e pensando.
  Luto prolongado, ressentimento que não consegue superar, perdão que não consegue perdoar, temores girando como roda vida dentro da cabeça constantemente, um
movimento incessante, sem tregua em busca de soluções para tantos impasses que
imagina sem saida. Essa atividade, em forma de pensamento, é bem mais desgastante
que qualquer trabalho, por mais pesado que seja. Não há vicio mais destrutivo ou droga mais devastadora que esse movimento em forma de pensamento.  É extraordinario o consumo de energia quando a mente determina o desequilibrio emocional. Tristeza, raiva, medo, preocupação, mau humor, irritabilidade, estado de queixume constante trará, como contraparte fisica, uma sensação corporal de peso, fadiga, falta de disposição e esgotamento.
Sem energia para a ação, muito menos para a ação competente e eficaz. Ação sem
envolvimento, sem tesão pois não há suporte energetico para tanto.
        Quando integrado a esse momento, conectado, envolvido, quando está junto, se
sentirá bem porque haverá  ganho de energia. A atenção a esse momento será recompennsada com grande incremento de energia, que irá se traduzir em disposição, clareza mental e eficiencia.
      Consegue perceber para onde foi a energia de que necessitava para ter saudde,
sossego e bem estar ?
     Consegue perceber  porque se sente tão perdido e confuso ?
 A busca é equivocada. A solução não está no futuro. As conquistas não irão te
salvar.
        Percebe porque o corpo está sem força e a alma sem rumo ? Já se deu conta que o sofrimento é inevitavel por mais que tente e lute bravamente, enquanto persistir
na visão equivocada dos seus objetivos ?
     O sofrimento não é o efeito das derrotas, das perdas ou prejuizos, mas bem mais
pelas escolhas e opções confusas. Por aquilo que considera ser a condição e o pre-requesito para viver bem. Quando se erra na escolha, o objetivo almejado não poderá ser alcançado.
      Não há salvação fora desse momento, por mais força que faça, e por mais velas
que acenda para todos os deuses e demonios de todos os paraisos e infernos.
    Consegue estar nesse momento ? Nada faltará para quem não estiver buscando
no futuro ou no passado a salvaguarda para o seu bem estar, para a sua alegria,
paz, saude e prosperidade. Enquanto permanecermos na busca interminavel por coisas
para nos distrair da grande ilusão que nos sequetrou, não há como dar o grande salto
para uma nova ordem, para um novo movimento. Como buscar a liberdade se não se considera aprisionado ?  Sente a angustia existencial, mas a considera uma consequencia pelas coisas ainda não conquistadas, e que supõe ser o objetivo da vida.
  Desse modo, a vida não passa de um fazer acontecer interminavel. Levantar a hipoteca, conquistar um emprego melhor, aumentar a renda, mais conforto, mais coisas
são os equivalentes pelo qual valha a pena hipotecar a vida e dar um sentido digno
ao esforço de todo dia. Pobre vida que necessita dessa labuta toda para ser considerada vida ! Se as minhocas olhassem para o movimento que o humano necessita realizar para se colocar dentro da existencia, com certeza teriam a percepção que são  mais abençoadas e favorecidas que os humanos. Mais felizes e glorificadas. As minhocas !   
       

     
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário