quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ATENÇÃO SEQUESTRADA PELA MENTE

            Quando se encontra num estado mental negativo, pensando em tanta coisa que tem de dar conta, como irá se sentir, qual será seu estado emocional ?
Se sentirá preocupado, tensionado internamente, amedrontado, irrequieto, nervoso.
O modelo é sempre o mesmo  :  pensou, sentiu. A qualidade do seu sentimento sempre será determinada pelo seu padrão mental, pela qualidade do seu pensamento.

            E nós não queremos nos sentir mal, viver em estado de tensão, angustiados, inquietude de espirito, aflitos, agoniados. E porque não conseguimos evitar esse padrão,
afinal esse movimento não acontece por si, pois é determinado pela gente, pelo que fazemos ou não com o fluxo dos nossos pensamentos.

               Quando nos sentimos  mal nossa atenção foi confiscada pela mente. Já não estamos mais no comando, não pensa mas é pensado. As ideias correm soltas, sem governo, sem redea, formando um turbilhão, uma bola de neve, uma coisa grande que toma conta.
E a pessoa fica aprisionada dentro desse movimento, incapaz de pular fora, de se libertar do mau estar gerado por esse fluxo mental. Haverá produção de adrenalina que irá gerar ansiedade, tensão, medo e uma sensação de perigo eminente. Todos os orgãos serão afetados pelo efeito adrenergico. A pressão irá se alterar, o ritmo respiratorio será
afetado, o processo digestivo, a filtração renal, a produção hormonal mas principalmente o delicado sistema imunologico responsavel pela nossa defesa.
Por aí se vê qual o caminho que seguimos para adoecer. Não são as bacterias ou os virus que nos adoecem, mas o uso que fazemos dos nossos pensamentos. Não haverá doença possivel que não siga esse padrão mental.
Não adoecemos pelas eventos externos, mas como nos sentimos. E nos sentimos assim como pensamos. É simples assim. Contudo esse simples se complica porque temos   dificuldade de ter a atenção sob nosso comando. Onde está a atenção  ( consciencia ) está aí o poder de criação, de manifestação. A gente se transforma naquilo em que presta atenção. Sempre.
A atenção carrega  a energia que manifesta a realidade.

              E à medida que se deixa pensar pela mente, sem a vigilancia adequada sobre o
movimento mental, simplesmenmte deixando os pensamentos se sucederem, sem controle, sem disciplina, livres, sem redea, esse movimento descontrolado dará origem
ãs emoções que fazem da vida parecer um verdadeiro inferno. Sem paz, sem alegria, sem sossego.
A pessoa se sentirá mal, uma porcaria, sem valor algum, não merecedor de nada do que tanto busca para se sentir bem. Terá uma sensação de desamparo e sofrerá solitariamente esse vazio interior.  Uma auto imagem de dar pena, afinal será exatamente isso que sentirá de si proprio.
      
                   E isso tudo se passa simplesmente porque não está atento. Os pensamentos vem igual disco rachado que gira incessantemente, e a pessoa fica impassivel, não intervem com sua vontade dando um basta a essa bagunça infernal. A mente tomou conta. Em vez de nos servirmos da mente, será ela que nos usará. E ela dora a baderna, o desgoverno, o caos. O boi sem redeas ... se deixar por conta dele decidir o rumo da viagem... pois é"!
                                     Qual a solução desse descontrole, da vida infernal que quase todos estamos vivendo ? A solução é simples, do mesmo modo como quase todas as grandes soluções sempre são sim[ples.
Quando se pegar pensando os pensamentos de sempre, os pensamentos de todos os dias, de quase todos os momentos, chame a atenção de volta, dê-se conta desse fluxo de ideias, perceba esse movimento na sua cabeça. No momento em que olhar para aquilo, em que estiver atento para esse barulho, igual um espectador que olha atentamente para algum evento.... pois é, essa simples tomada de consciencia para a falação na cabeça, sómente isso e acabará tendo uma surpresa muito agradavel.
           Simplesmente terá se livrado do sequestro da mente, que a meu ver, é um dos acontecimentos mais memoraveis que um ser humano pode vivenciar.
      A distração pelo pensamento é o que dará origem a toda forma de sofrimento.
Enquanto pensa, não estará atento. Não é loucura ?
Só poderá sair do movimento aprisionador das ideias enquanto estiver atento. Não pensar, é uma questão de um estado de vigilancia. A mente cria a confusão que cria ,quando abdico desse estado de atenção, quando não consigo me conectar aos eventos desse momento, perdido nas coisas do depois ou naquilo que já passou.
             Se estiver atento, retiro a atenção da mente, ela fica vazia e gira como uma engrenagem desconectada. Ela gira no vazio, sem produção, sem efeito.
                        Qual o teu segredo, perguntou o gaiato ao sabio.
Não pensar, respondeu prontamente.
Porque não pensar , voltou o gaiato ?
Porque enquanto penso, não estou atento. Maravilha, não é mesmo ?

          Atento à respiração, ao canto da caruira, ao carro que passa, à musica que toca.
Atenção, não importando ao que quer que seja. Apenas atenção.
Ou voce se torna atento, ou então a mente a tomará de voce. Aí as engrenagens novamente se engatam e todo o movimento maluco recomeçará  outra vez.

       Prestar atenção em algo. É simples assim. Mas terá que estar atento. Reside aí o nosso poder de criar uma vida maravilhosa, uma vida que nem sequer somos capazes de imaginar ser possivel de ser vivida. Mas é.
Não permita que sua mente sequestre a atenção. É ela o demonio que cria o inferno nas nossas vidas.
Podemos sempre nos ligar a algo maior, vibrar em frequencias de luz, de paz, de abundancia, de alegria, de plenitude.

             Quando "pensa" sem estar pensando, está aí nossa qualidade maior.
Intuição é isso. Pensar sem estar pensando. Compreendeu ? Experimente prestar atenção e terá descoberto o mundo da magia. Talvez vá chamar isso de felicidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário