domingo, 20 de abril de 2014

O TRANSEUNTE MISTERIOSO


Passou por mim como todos os transeuntes passam.
Uns, apressados, esquivando-se por entre a multidão,
como se fossem acossados.
Outros, proseiam, enquanto seguem em frente,
mas da mesma forma tensos, confusos, e pesados.

É o burburindo das calçadas, gente cruzando,
se entrecruzando, no mesmo sentido, em sentido contrario,
num alvoroço intenso, parecendo improvavel alcançar a meta.

Que destino é esse que se busca com passo nervoso,
 mente confusa, medo e hesitação ?

Seguia eu com meus quarenta pensamentos, tentando encontrar tambem minha sorte, meu norte, meu sossego.

De repente... um assobio. Alguem assobiando baixinho,
como quem cantarola uma toada feliz. Um acalanto para
serenar a alma em meio à confusão do mundo.

Gostei da cantiga. Lembrou-me uma canção antiga, já de 
todo esquecida, mas que retorna à lembrança, de mansinho,
como quem chega de longe.  

Como poderia alguem manter-se imperturbavel, 
em meio à massa alvoroçada, enlouquecida, levada pela
correnteza dos temores e apreensões ?

Seguia assobiando baixinho seu acalanto de sossego...

Certamente, não carregava o peso de pensamentos,
 assobiando descontraidamente, como se distante
da multidão enfurecida.

Procurei, por entre os passantes, quem seria a figura
estranha, entoando, no meio do tumulto, uma canção animada.

Procurei em vão, e, com isso, o som tambem silenciou. 
Mas ficou comigo uma sensação de conforto, de alivio, de bem
estar. Aquele assobio, ouvido no meio da multidão, fez meu passo mais tranquilo, minha cabeça menos confusa. E uma estranha lucidez tomou conta do meu ser.

O personagem desconhecido, com seu assobio festivo,
 em meio ao alvoroço do mundo, mostrou-me que o passo
pode ser menos tenso, que as incertezas fazem parte,
e que  a atmosfera interna não tem de seguir 
a inquietação externa.

A disposição interna para cantarolar baixinho
 uma canção feliz, desacelera o tumulto da mente,
 a pressa do passo,e a descrença na vida. 

Desejei-lhe toda sorte do mundo - o transeunte misterioso -
 por trazer-me à lembrança minha cantiga antiga, aquela...
 esquecida por tanto tempo.

E, no meio de tantos passos desencontrados,
senti saudade... como pude ter esquecido...
houve tempo em que trouxe alegria,
mas, perdido em pensamentos...
deve ter sido isso...
pensamentos...  
e a melodia se perdeu,
assim como se perde tanta coisa pelos caminhos, 
encontrá-las de volta, 
somente com as benesses do senhor Alá !

Um assobio... 










Nenhum comentário:

Postar um comentário