domingo, 17 de novembro de 2013

REFLEXÕES DO COTIDIANO SIMPLESMENTE


"Que bichinho bonitinho", diz a senhora, encantada, ao deparar-se
com o cãozinho simpatico, e finaliza com ares de surpresa :
 "parece até de mentira".
Estranhei sua declaração. " Tão gracioso o bichinho, que parece 
mentirinha".
Fiquei pensativo enquanto continuei a caminhada matinal. 
A tapeação não parece ter par no mundo da realidade. O faz de
conta aparenta quase sempre ser mais fascinante que a verdade.
"Tão bonitinho que até parece mentira".  Conclui-se que, por
ser verdadeiro, não poderia ser tão engraçadinho e mimoso. 
Afinal, o verdadeiramente belo, não poderia ser assim evidente e concreto. Tem de parecer comum, ordinario e banal.
Pertence ao imaginario a qualificação da beleza.
Caso contrario, perderia a graça.
                            17/11/13

Quando os outros nos dizem coisas terriveis, uma das maneiras
mais rapidas para saber se é verdade, é verificar se ficamos na defensiva. Na defensiva, tentamos bloquear a ideia, e iniciamos
uma guerra interna contra eles. Sofremos. 
Mas se olharmos com atenção, iremos perceber que estão dizendo
a verdade, o que, alias, faz tempo estamos procurando.
Estão nos dando isso de graça, mesmo assim ficamos contrariados.
Temos mesmo certeza do que queremos ?
                     19/11/13 

Voce só pode estar bem com aquilo que é. Acreditar que não deveria ser assim, é uma crença insana, que, invariavelmente,
leva ao sofrimento.
Opor-se à realidade, não irá modificá-la.
O leite derramou. Reclamar, xingar, culpar, criticar pelo
acontecido, não recolocará o leite de volta.
É um fato. É real. E todas as evidencias o confirmam.
Um pano e um balde de agua colocará as coisas no devido lugar.
E sem sofrimento !
                 20/11/13

A realidade é do jeito que é, independente de aceitar ou não.
Goste ou deixe de gostar, fará diferença alguma. 
O fato é um fato, não há como contestá-lo.
Se achar que "não deveria" ter acontecido,
não irá contribuir uma virgula para solucionar a questão.Ou irá ?
              20/11/13

Os outros não vão te julgar de um modo diferente
de como se julgam.
Nem voce.
                    20/11/13

Voce não é o que os outros acham ou deixam de achar.
Eles apenas são assim. São de achar coisas nos outros que
perderam dentro de si mesmos.
Porque então a opinião deles se torna tão importante ?
Se o voto deles for decisivo, estará buscando a paz
e o bem estar distante de onde é possivel ser encontrada.
               20/11/13

Não espere ouvir o que gostaria de ouvir.
Nem espere que o ouçam.
Ouça seu pensamento enquanto está com o outro,
para que possa ouvi-lo.
Quem se ouve geralmente é ouvido,
ou não, apesar de não mais fazer qualquer diferença.
Estará bem, porque se tem como ouvinte.
            24/11/13

Queremos que os outros nos tratem
 como gostariamos de ser tratados. É loucura !
Eles vão nos tratar como nos tratam, porque é assim que são.
E está perfeito que seja assim.
Porque ?  Porque É assim que são.
            24/11/13

Quando reclamo que não sou ouvido,
o quanto eu realmente me ouço ?
Não seria pelo fato de não ouvir-me,
 que crio a necessidade para que os outros façam
 o que não sou capaz de fazer por mim mesmo ?
O que reclamo do outro, em que medida falho nisso comigo ?
          24/11/13

A falha que percebo no outro,
 quem é o verdadeiro detentor dessa falta ?
Se sou atencioso comigo mesmo,
qual a necessidade de exigir isso de mais ninguem ?
          24/11/13

Quando saimos da ilusão, percebendo a verdade,
o julgamento cessa, assim como as criticas, 
e as exigencias para com os outros.
Nos daremos conta, que o que é percebido lá fora,
não é mais que um dado auto-biografico.
Nós nos vemos continuamente,
 com tudo quanto nos causa alguma forma de impressão.
           24/11/13

Assim que nos respeitarmos,
não teremos mais a presunção que façam isso conosco.
Estando ciente disso,
 tem fim a guerra interna que se trava contra o mundo.
Há uma força notavel nessa consciencia,
onde tudo começa a fluir com naturalidade e perfeição.
              24/11/13

Eu te cuido
porque sinto-me bem cuidar-te.
Mas não faço isso por ti,
faço por mim,
porque ao fazê-lo, sinto-me bem.
           25/11/13

Se não for bom para mim,
não pode ser bom para ninguem.
Faço ao outro,
o que me fizer bem.
Se não for honesto comigo,
como poderei sê-lo com o mundo ?
          25/11/13

Desagradar-se para agradar ao outro,
isso tem nome.
Porque então exigir lealdade dos outros,
não sendo capaz de manter-se autentico consigo mesmo ?
              25/11/13

Raiva é uma caracteristica 
dos homens fracos.
Por não darem conta das contrariedes da vida,
enfurecem-se, buscando na histeria,
o que lhes falta em bom senso.
             25/11/13

Não faço para agradar-te,
mas acabo sempre agradando
quando faço por sentir-me bem.
Como posso agradar-te
se não me agrada por fazê-lo ?
           27/11/13

O passado é uma casa de horrores.
Seja cauteloso, caso se atreva 
a fazer-lhe uma visitinha.
          30/11/13

Ao querer que alguem seja dessa ou daquela forma
para que possa aceitá-lo,
estranhamente, o outro me faz as mesmas exigencias.
É no que dá, do encontro de dois espelhos.
               30/11/13

Eu não necessito que o outro esteja bem
para que possa viver bem com ele.
A condição para viver bem, seja com quem for,
é que eu esteja bem comigo mesmo.
E, para tanto, não há exigencias externas.
           30/11/13

A ajuda só ajuda,
se vier com minha ajuda.
Afora isso,
é desmerecer o bom-senso.
          30/11/13

Ante qualquer contrariedade :
"o que há para ser feito agora frente a isso ? "
Não seria essa a postura mais adequada ?
A ação que resulta de uma atitude de entrega,
compreendendo que é essa a realidade do momento,
é  diferente da ação que parte de uma resistencia interna,
ou negatividade emocional, opondo-se ao que está aí.
            30/11/13

Os passarinhos nos passam um ensinamento ajuizado.
Eles não guardam,
mas não deixam de ter no dia seguinte.
Por isso, quem acumula, nunca terá o suficiente
para sentir-se seguro.
O medo não se sacia com coisas.
          09/12/13

Enquanto precisarmos que pessoas ou circunstancias mudem,
para podermo-nos sentir bem,
será longo o caminho a percorrer
até nos darmos conta do equivoco das nossas pretenções.
A plenitude está sempre a um passo
de uma mudança de padrão mental.
     09/12/13

Acreditamos piamente nas historias que a cabeça nos conta,
sem, no entanto, percebermos ser essa a fonte 
de toda e qualquer forma de sofrimento.
Não há conflito na ausencia de um pensamento
que aponte para isso.
         09/12/13

Os impasses, do dia a dia, estão aí para serem resolvidos
e não para serem sofridos.
           09/12/13

Quando se faz o que tem de ser feito, a cada momento,
SEM MEDO,
nada mais é necessario.
Quando a pessoa se motiva pelo medo,
é essa a forma mais confusa
que alguem possa usar como motivação.
           09/12/13

As pessoas geralmente são motivadas pelo medo, e preocupações.
Se não acreditassem nessa historia,
sua eficiencia e serenidade,
não seriam de outra qualidade ?
Deixariam de ter o suficiente ?
Acreditar que o sucesso depende do medo e das preocupações,
é, no minimo, desconhecer as regras do jogo.
            09/12/13

A felicidade é um estado de espirito sem pensamento.
Não há necessidade da mente para ser feliz.
           09/12/13

A segurança motivada pelo medo,
gera insegurança.
             09/12/13

Só não terei paz nesse momento,
se estiver mergulhado em pensamentos.
              09/12/13

Se acredito na ideia que preciso fazer muito para ter dinheiro,
poderei até acumular bastante,
mas não sem perder a paz e a saude.
Eu faço o que tem de ser feito, a cada momento,
mas SEM MEDO.
           09/12/13

Se achar que será o dinheiro que trará segurança e proteção,
estará a pessoa sob o efeito da ação do medo.
Certamente, é mais facil fazer dinheiro,
quando se faz o que tem de ser feito, sem a atucanação do medo.
Tenha a pessoa quanto tiver, enquanto houver medo,
não terá nunca o suficiente para sentir-se segura.
           10/12/13

É pelo lixo e poluição que existem no mundo
que nos lançamos em jornadas heroicas para salvar o planeta.
No entanto, se cuidar do meu proprio meio ambiente,
da poluição dos meus pensamentos,
estarei fazendo mais que o suficiente
para o saneamento do mundo.
             10/12/13 


Nada tem o poder de magoar-me
sem que haja um pensamento falando sobre aquilo.
É por acreditarmos na historia que a cabeça insiste em contar,
que nos descontrolamos e a inquietação toma conta.
Pensar com clareza,
faz com que tudo fique mais claro.
           12/12/13

Sem uma vigilancia permanente sobre a mente,
tornamo-nos refens da sua confusão,
perdendo a paz, a serenidade e a saude.
           12/12/13

Foco no outro por medo de olhar-me,
para não ter que encarar meus bloqueios, minhas limitações.
É sempre mais comodo olhar para fora, para o outro.
Critico-o, simplesmente, porque minha vista não alcança
uma visão clara do meu mundo fora de controle.
Não é tarefa facil reconhecer-se no que criticamos no outro.
          12/12/13

Percebo o outro
 atraves de uma imagem invertida de mim mesmo.
Uma projeção da minha propria mente.
Vemos o outro atraves de ideias,
ideias que faço dele.
        13/12/13

O amor incondicional por si mesmo,
é a condição para não impor-se condições para aceitar o outro.
O que se exige dos outros para aceitá-los
é o que não consegue se dar a si mesmo.
Amar-se acima de qualquer coisa,
determina que se ame os outros sem qualquer reserva.
           13/12/13






            


Nenhum comentário:

Postar um comentário