quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PORQUE NOS SENTIMOS COMO NOS SENTIMOS

Voce que está me acompanhando já deve ter percebido que o objetivo dessa conversa, é o de descobrir um caminho que nos dê condições para
viver de um modo diferente de como vivemos até então. Está satisfeito com o andar da sua vida , ou está buscando, de todos os modos, encontrar saidas para
tantos impasses que atucanam e enchem o saco até não poder mais ? Voce procura, contudo quais são os caminhos que temos de seguir para encontrar o que estamos buscando ? Voce conhece alguem que esteja vivendo a vida que não seja um aspecto apenas de sobrevivencia ? Alguem em paz, de acordo com o que está aí, sem a angustiante expectativa de dias melhores ? Sem julgamentos, criticas, negatividades, queixas de toda ordem sobre tudo que se julga sem a causa do mau estar ?

O paciente me falou assim : Estou me sentindo mal, angustiado, extremamente tenso, não consigo dormir, sempre cansado, a pressão
subindo, a libido baixando, sem alegria, e pior, sem perspectivas ou expectativas de algo melhor. Ele baixa a cabeça e fica silencioso. Os compromissos do dia a dia lhe pesam desconfortavelmente dentro da alma. Ele quer uma resposta, uma palavra que produza um novo animo, talvez uma esperança
dentro da qual possa visualizar um caminho diferente, um caminho possivel.

Então a pergunta : porque nos sentimos assim como nos sentimos ?
Esse mau estar interno é causado por que instancia ? A resposta que surge imediatamente : a conjuntura global, as dividas, a insegurança, a gastrite, os
negocios em baixa, a falta de dinheiro, a confusão lá em casa... tanta coisa
a falta de tanta coisa.
Está aí. Achamos quase que unanimemente, que se as coisas da nossa vida estivessem em ordem ( dinheiro, familia, trabalho, saude ), estariamos bem e a vida seria diferente.

Uma outra paciente me falou : não me falta nada, tenho
cartão de credito livre, vivo numa mansão, carrão, roupa de grife, ando na moda, marido milionario... e cancer maligno de mama. E complementa : sou a
tipica pessoa que tem tudo mas que, na verdade, não tem nada.
Está infeliz. Não lhe falta nada, mas lhe falta paz. Me diz que a sua doença se chama tristeza.

E agora, José ? Quando faltam as coisas, falta tambem a paz.
E quando não falta nada, tambem não há paz. Parece que estamos num caminho
com uma tabuleta anunciando "rua sem saida ". A vida é isso ?

Um dia a gente olha no espelho e se pergunta estranhamente :
"quem é esse que olha para mim" ? Não se é capaz de reconhecer a imagem que
olha para a gente. Tornamo-nos um estranho. Realmente o que está aí, não é o que a gente é. Perdemo-nos ao longo de tantos caminhos procurando pela gente
procurando sossego, uma sensação de bem estar, o caminho de casa.
O que vemos olhando para nós no espelho, é sofrimento, decepção, dificuldades e muito medo. Voce olha para uma imagem e vê o que não é real, porque tambem está vivendo uma vida que não é real. O sofrimento parece real porque doi.
Todavia, quando está dormindo e tendo um pesadelo, aquilo tambem parece real,
parece real porque não sabe que está dormindo, não sabe que está num pesadelo.

O que nos falta, produzindo sofrimento ( seja dinheiro, paz
ou saude ) não é a causa do sofrimento. Não sofremos porque nos falta isso ou aquilo. O que doi realmente no fundo em nós, é saber ( inconscientemente )
que não estamos vivendo a vida que realmente poderiamos viver.
Carregamos tantos coisas para cima e para baixo, tanto peso, tanto desconforto,tanto medo, mas é o que sobrou. Nos apegamos a coisas, o desejo de tantas coisas, porque achamos que é isso que conta para ter paz e viver bem
Já que não conseguimos nos sentir bem a partir de nós mesmos, a partir do que somos, apostamos em conquistas, titulos, poder, imagem, em algo que chame a atenção e mostre para os outros o quão importantes somos. Acabamos valendo pelomonte de coisas que conseguimos conquistar. Eu sou as minhas coisas. Contudo eu não sou as coisas que me identificam, ou com as quais me identifico. É por isso que, quando olho no espelho, me espanto com a imagem que olha para mim. Quem és tu que me olhas desse jeito ? Eu não te conheço, e tu por acaso me reconheces ? Dialogo maluco que geralmente antecede a desistencia final, quando finalmente entregamos os pontos e declaramos que a vida é um inferno, um jogo de muito mau gosto.

As laranjeiras estão em flor, os sabiás estão cantando felizes
talvez porque as laranjeiras tambem estejam felizes. Afinal só pode estar feliz, muito feliz para se transformar nessa beleza, nesse perfume, nesse
encanto. O momento é de paz, de muita alegria, de celebração.
E voce onde está no meio dessa festa ? Consegue perceber que há uma festa
no ar ? Ou acha que não tem tempo, afinal há tantos compromissos, o dia está tão cheio, a bolsa está oscilando, a Grecia está falindo e o fim do mundo
está se aproximando ? Onde voce está ? Sabe onde está ? Se não conseguir ouvir o sabia cantar, se não conseguir se encantar com a laranjeira... porque estranha tanto o que está vendo no espelho ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário